Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB oferta 10 bolsas para professor visitante no exterior
conteúdo

Notícias

UFPB oferta 10 bolsas para professor visitante no exterior

Inscrições começam nesta quinta-feira (20) e vão até 15 de maio
publicado: 18/02/2020 20h00, última modificação: 18/02/2020 20h00
Vagas são para docentes dos Programas de Pós-Graduação contemplados pelo Capes-Print. Foto: Angélica Gouveia

Vagas são para docentes dos Programas de Pós-Graduação contemplados pelo Capes-Print. Foto: Angélica Gouveia

A Pró-Reitoria de Pós-graduação (PRPG) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) divulgou, nesta terça-feira (18), edital com dez bolsas para professor visitante no exterior, nas modalidades Júnior e Sênior.

As vagas são direcionadas aos docentes dos Programas de Pós-Graduação da UFPB selecionados para o Programa Institucional de Internacionalização da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes-Print).

As inscrições começam nesta quinta-feira (20) e vão até o dia 15 de maio. Devem ser realizadas nas coordenações dos programas de pós-graduação aos quais os docentes estejam vinculados.

O Programa de Professor Visitante no Exterior se divide em duas categorias de bolsa: Júnior (que possua até dez anos de doutoramento) e Sênior (docente que possua mais de dez anos de doutoramento).

De acordo com o edital, os programas contemplados com bolsas serão o de Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos (PPGPNSB), Química (PPGQ), Biotecnologia (Renorbio), Desenvolvimento e Inovação Tecnológica em Medicamentos (PPGDITM), Odontologia (PPGO), Linguística (Proling), Modelos de Decisão e Saúde (PPGMDS), Educação Física (PPGEF), Enfermagem (PPGEnf), Multicêntrico em Ciências Fisiológicas, Neurociência Cognitiva e Comportamental (PPGNCC) e o Ciências da Nutrição (PPGCN).

Os temas dos projetos que os candidatos às bolsas devem estar atrelados são “Prospecção, melhoramento e desenho de produtos, propriedades e indicadores de interesse para a saúde” (duas bolsas por um ano); “Fatores e processos biológicos, psicológicos, sociais e ambientais relacionados à saúde das populações” (duas bolsas de um ano); e, “Intervenções farmacológicas e não farmacológicas em doenças crônicas e desenvolvimento humano” (três bolsas de um ano, duas de seis meses e uma de três meses). Mais informações podem ser obtidas no edital.

Ascom/UFPB