Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB oferta 10 vagas para mestrado profissional em matemática

UFPB oferta 10 vagas para mestrado profissional em matemática

As inscrições devem ser realizadas até o dia 18 de dezembro
publicado: 19/11/2020 00h02, última modificação: 19/11/2020 00h02
As atividades do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Profmat) na UFPB são desenvolvidas no Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN), no campus I, em João Pessoa. Foto: Angélica Gouveia

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) oferta dez vagas para mestrado profissional em matemática, para ingresso em março, no âmbito do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Profmat).

Segundo o edital, as inscrições devem ser realizadas até as 17h do dia 18 de dezembro, através do site do Profmat. O valor da taxa de inscrição é de R$ 76 e deverá ser pago por meio de boleto bancário do Banco do Brasil, emitido no momento do preenchimento do formulário de inscrição.

Poderão se inscrever na seleção professores em exercício da docência de matemática no Ensino Básico das redes pública e privada, portadores de diploma de curso de graduação reconhecido pelo Ministério da Educação, em qualquer área, respeitando-se as normas de cada instituição associada da rede nacional.

Em cumprimento a eventuais leis ou normas específicas que disponham sobre sistema de cotas para ingresso em cursos de pós-graduação de cada instituição associada integrante da rede nacional, o preenchimento das vagas disponíveis deverá observar, no que couber, as regras definidas pelas próprias instituições associadas acerca do tema.

O processo seletivo será realizado através de um exame que terá o objetivo de avaliar os conhecimentos numéricos, geométricos, de estatística e probabilidade, algébricos e algébricos/geométricos dos candidatos, de forma a aferir o domínio matemático necessário ao ingresso no Profmat.

Devido à excepcionalidade causada pela pandemia da covid-19 e às diferentes condições nas regiões em que se localizam os campi das instituições associadas, o exame será aplicado em fase única ou em duas fases. A seleção do Profmat para a UFPB terá duas fases. A prova on-line da primeira fase será em 9 de janeiro. A da fase única/segunda fase, em 30 de janeiro.

No dia 15 de janeiro, caso seja verificada a impossibilidade da realização da prova presencial pelas autoridades sanitárias locais ou regionais ou órgãos superiores da instituição associada, em razão da pandemia da covid-19, a prova presencial da fase única/ segunda fase será substituída por prova discursiva on-line ou prova discursiva on-line e arguição oral remota.

O resultado final do exame, após recursos, será divulgado até 26 de fevereiro. Já as matrículas deverão ocorrer até 31 de março. Cabe ao candidato acompanhar a divulgação de todos os atos, editais, regimentos, normas e comunicados referentes ou relacionados ao exame na página do Profmat nacional e/ou no endereço eletrônico do Profmat na UFPB.

O Profmat é um programa de mestrado semipresencial na área de matemática, com oferta nacional. É formado por uma rede de instituições de ensino superior associadas, no contexto da Universidade Aberta do Brasil (UAB) e da Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior (Capes), coordenado pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), com apoio do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa).

Em todo o país, estão sendo oferecidas 1.360 vagas para ingresso no Profmat em março. O Profmat, validado pelo Ministério da Educação com nota 5 (nota máxima para programas de mestrado), tem o objetivo de proporcionar formação matemática aprofundada e relevante para o exercício da docência na Educação Básica, especialmente a professores de escolas públicas que buscam aprimoramento da formação profissional.

As atividades do Profmat na UFPB são desenvolvidas no Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN), no campus I, em João Pessoa. Dúvidas relacionadas à inscrição devem ser consultadas com a coordenação nacional, pelo e-mail exame.profmat@sbm.org.br ou pelo telefone (21) 2717.9496, até 23 de dezembro. Na UFPB, os contatos são pelo e-mail secprofmat.ufpb@gmail.com ou pelo telefone (83) 3216.7563.

Reportagem: Pedro Paz

Ascom/UFPB