Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB oferta 20 vagas para mestrado e doutorado em Matemática
conteúdo

Notícias

UFPB oferta 20 vagas para mestrado e doutorado em Matemática

As inscrições são de 29 de junho até 10 de julho, pelo Sigaa
publicado: 19/06/2020 20h07, última modificação: 19/06/2020 20h07
As atividades da pós serão realizadas no Centro de Ciências Exatas e da Natureza, no campus I, em João Pessoa. Foto: Angélica Gouveia

As atividades da pós serão realizadas no Centro de Ciências Exatas e da Natureza, no campus I, em João Pessoa. Foto: Angélica Gouveia

O Programa de Pós-Graduação em Matemática do Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) oferta 20 vagas, dez para o curso de mestrado e dez para o doutorado.  

Interessados devem se inscrever de 29 de junho até 10 de julho, pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmica (Sigaa) da UFPB.  

Do total das vagas, duas para mestrado e duas para doutorado serão reservadas a candidatos autodeclarados ou oriundos da população negra, indígenas, comunidades tradicionais e pessoas com deficiência. 

De acordo com o edital, a análise curricular será a forma de avaliação do processo. Os candidatos devem obter, pelo menos, 75% em média aritmética das quatro maiores notas de dez componentes curriculares exigidos para cada um dos cursos. 

Para mestrado, os componentes curriculares são Álgebra Linear, Análise na Reta, Cálculo Avançado, Espaços Métricos, Funções de uma Variável Complexa, Introdução à Álgebra, Introdução às Equações Diferenciais Ordinárias, Equações Diferenciais Ordinárias (graduação), Matemática Elementar (Introdução à Teoria dos Números) e Introdução à Geometria Diferencial. 

Por sua vez, para doutorado, são Álgebra Comutativa, Análise no RN, Estruturas Algébricas, Equações Diferenciais Ordinárias (pós-graduação), Equações Diferenciais Parciais, Geometria Diferencial, Introdução à Análise Funcional, Introdução às Variedades Diferenciáveis, Topologia Geral e Medida e Integração. 

O resultado final está previsto para ser divulgado no dia 1º de agosto. O período de matrícula dos candidatos aprovados será de 3 a 7 de agosto. As aulas devem começar no segundo semestre deste ano. Mais informações sobre o processo seletivo estão disponíveis na página do programa de pós-graduação. 

* * *
Reportagem: Jonas Lucas Vieira | Edição: Pedro Paz
Ascom/UFPB