Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB oferta 30 vagas para formação em psicologia escolar

UFPB oferta 30 vagas para formação em psicologia escolar

Inscrições seguem até 19 de março
publicado: 28/02/2020 19h30, última modificação: 28/02/2020 19h30
As atividades ocorrerão entre 20 de março e 4 de dezembro, no Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA), em João Pessoa. Foto: Angélica Gouveia

O Departamento de Psicologia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) abriu inscrições para Formação Continuada de Psicólogos Escolares. Estão sendo ofertadas 30 vagas para psicólogos, principalmente aqueles com atuação profissional em espaços públicos de educação, como secretaria de educação, escolas públicas e instituto federal. As inscrições, gratuitas, têm início nesta sexta-feira (28) e seguem até o dia 19 de março, pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa) da UFPB.

As atividades do curso acontecerão uma vez por mês, entre 20 de março e 4 de dezembro, no Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA). No campus-sede, em João Pessoa. Os participantes terão direito a certificado ao final do curso, desde que mantenham frequência de 75%.

Segundo a coordenadora da iniciativa, a professora Fabíola de Sousa Braz Aquino, a psicologia escolar é um campo de pesquisa e intervenção que tem como um dos seus principais objetivos favorecer processos de desenvolvimento humano e as relações que se estabelecem entre os diversos segmentos dos contextos escolares e educacionais. “Vamos oferecer uma assessoria teórica e metodológica a esses profissionais”.

Além disso, o curso tem o contribuir para a formação dos alunos e sua futura atuação como psicólogos de forma comprometida ética e politicamente aos contextos de educação. “Esse projeto é o resultado de pesquisas que eu venho fazendo na iniciação científica e na pós-graduação”, explica.

A ação de extensão teve início em 2016. No ano passado, o projeto passou à modalidade de curso de extensão, sendo proposta uma nova vigência em neste ano. Embora o curso seja prioritariamente destinado a psicólogos que atuam no contexto público, eventuais inscrições do setor privado não serão indeferidas. Para mais informações, os interessados devem entrar em contato pelo e-mail fabiolabrazaquino@cchla.ufpb.br.

Ascom/UFPB