Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB oferta 40 vagas para curso técnico em cuidado com idosos, voltadas a alunos da Educação de Jovens e Adultos

publicado: 23/01/2023 18h45, última modificação: 24/01/2023 11h40
As vagas são exclusivas para alunos do NEJAEM-UFPB e de escolas da Rede Estadual de Ensino que ofertam EJA

Foto: Angélica Gouveia

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por meio do Centro Profissional e Tecnológico Escola Técnica de Saúde (CPT-ETS), publicou edital de seleção para preenchimento de 40 vagas do curso Técnico em Cuidado com Idosos na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA). As vagas são exclusivas para alunos matriculados no Ensino Médio na Rede Estadual de Ensino e no Núcleo de Educação de Jovens e Adultos de Ensino Médio (NEJAEM), do Centro de Educação (CE) da UFPB.

O curso ocorrerá concomitante ao Ensino Médio para alunos regularmente matriculados na Educação de Jovens e Adultos (EJA) nas escolas estaduais Antônia Rangel de Farias, Professor Geraldo Lafayete e Escola Débora Duarte. O curso tem duração de mais de um ano, é gratuito e realizado no CPT-ETS.

A Vice-coordenadora do curso, Profa. Rebeka Belo, acredita que a formação constitui uma excelente oportunidade para os alunos do EJA, “possibilitará ao estudante uma qualificação profissional que irá colocá-lo neste mercado promissor, mas também contribuirá para que os que já se encontram no ramo do cuidado de idosos tenham valorização profissional e financeira, além de um cuidado mais abrangente, humanizado e tecnicamente adequado para o público idoso”, disse a docente.

Inscrições e seleção

A seleção e oferta ocorrerá em parceria com a Secretaria de Estado da Educação, através da Gerência Executiva de Educação de Jovens e Adultos (GEEJA), e o NEJAEM. As inscrições dos candidatos ocorrem no período de 25 de janeiro a 1º de fevereiro, diretamente nas escolas demandantes. A avaliação dos candidatos ao Curso Técnico em Cuidados de Idosos – PROEJA também será realizada pelas unidades escolares.

Para a avaliação cada aluno produzirá um texto dissertativo-argumentativo de, no mínimo, 10 e, no máximo, 30 linhas, sobre um dos temas: "Redes sociais e saúde mental: influência e impacto dessa relação na vida da pessoa idosa, ou "Educação em saúde e importância do cuidar no processo de envelhecimento".

A produção dos textos ocorrerá em uma data e horário específico, previamente agendados pelas escolas, podendo ocorrer em mais de um horário ou período, a depender do número de inscritos em cada unidade de ensino.

O resultado da seleção será divulgado em 16 de fevereiro e as matrículas serão realizadas, presencialmente, pelos candidatos selecionados, no CPT-ETS, localizado no Campus I da UFPB, no bairro de Castelo Branco, em João Pessoa. O início das aulas para os alunos selecionados será 28 de fevereiro.

Diferenciais da CPT-ETS-UFPB

Além de gratuito, o curso de Técnico em Cuidados com Idosos da CPT-ETS da UFPB conta com equipamentos de ponta e alta qualidade como simuladores avançados que demonstram aos estudantes o efeito da velhice relacionados a dificuldades físicas, de alterações músculo-esqueléticas, visuais e auditivas, o que permite que o estudante tenha uma melhor compreensão das alterações causadas pelo processo de envelhecimento.

Também conta com laboratórios de anatomia, além de prática e cuidados com a pessoa idosa, que simulam o ambiente laboral e domiciliar para aplicação das técnicas estudadas, e uma equipe de professores e técnicos qualificados para conduzir o processo de ensino-aprendizagem.

“Os nossos cursos estão estruturados de modo a garantir padrões de qualidade correlatos aos demais cursos técnicos, quanto ao tempo de duração, à articulação entre as bases científicas e tecnológicas, à organização curricular, às práticas interdisciplinares, às atividades de prática profissional, às condições de laboratórios e equipamentos, às formas de acompanhamento e avaliação, assim como nas demais condições de ensino, atendendo às especificidades do público EJA”, explicou a Vice-Coordenadora do Curso, Profa. Rebeka Belo.

Ainda de acordo com a docente, atualmente o curso tem carga horária de 1.200 horas, totalizando 1 ano e meio de duração. No entanto passou por uma reformulação que está em fase de avaliação e aprovação, com previsão de redução de carga horária do curso, prevista na 4ª Edição do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos do MEC.

Reportagem: Elidiane Poquiviqui
Edição: Aline Lins