Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB oferta 53 vagas para Pós-graduação em Ciência e Engenharia de Materiais

UFPB oferta 53 vagas para Pós-graduação em Ciência e Engenharia de Materiais

publicado: 19/01/2023 17h50, última modificação: 19/01/2023 17h50
São 23 vagas para doutorado e 30 para mestrado. Os primeiros colocados da seleção receberão premiação em dinheiro

Foto: Angélica Gouveia

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) está com inscrições abertas até esta sexta-feira (20) para o processo seletivo destinado ao ingresso de novos estudantes no mestrado e doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais para o semestre 2023.1. O curso faz parte do Programa de Pós-graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PPCEM).

As inscrições serão realizadas pelo Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (SIGAA). Para realizar a inscrição são necessários documentos como o requerimento ao coordenador do curso, formulário de inscrição preenchido, diploma de graduação ou certidão de colação de grau (para mestrado), diploma de mestrado ou ata de defesa (para o doutorado), histórico escolar e documentação específica no caso de candidatos às vagas reservadas para ações afirmativas.

São 23 vagas para doutorado e 30 para mestrado. Do total de vagas, 8 vagas para o curso de mestrado e 4 vagas para o doutorado serão destinadas a candidatos autodeclarados ou oriundos da população negra, povos indígenas, povos e comunidades tradicionais e pessoas com deficiência.

A seleção será por meio de prova escrita, presencial, com 20 questões objetivas de conhecimento específico em Ciências e Engenharia de Materiais, sendo a nota mínima para aprovação maior ou igual a 6.

Visando incentivar a captação de estudantes com alto nível de dedicação para realizar os cursos de Mestrado e Doutorado no PPCEM, haverá premiação no valor de R$ 2.000,00 para o candidato primeiro colocado de cada nível, após a divulgação do resultado final e o período de recursos.

O recurso financeiro para premiação dos candidatos é procedente do projeto corresponde a um plano plurianual de apoio financeiro ao desenvolvimento do PPCEM-UFPB, designado por “Fundo de Apoio ao Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais da Universidade Federal da Paraíba”.

Reportagem: Elidiane Poquiviqui
Edição: Aline Lins