Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB oferta 770 vagas para turmas de atividades esportivas voltadas ao público em geral

publicado: 24/01/2023 15h46, última modificação: 25/01/2023 15h16
As aulas são para alunos de todas as idades com turmas divididas entre os turnos da manhã, tarde e noite

* * * Matéria atualizada em 25/01/23, às 14h53.

O Departamento de Educação Física (DEF) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) vai abrir inscrições, nos dias 30 e 31 de janeiro, para 770 vagas em projetos de extensão que oferecem atividades físicas gratuitas e acompanhadas por profissionais e estudantes da graduação em Educação Física, para o público externo e comunidade acadêmica.

Por meio da extensão, cuja política é coordenada pela Pró-reitoria de Extensão da UFPB, a instituição atende à comunidade e a população em geral, desenvolve um trabalho acadêmico e social, promove a produção e a democratização do saber, assim como o desenvolvimento e a organização da sociedade.

Neste semestre, o DEF oferta 550 vagas para turmas de hidroginástica, 100 vagas para natação, para jovens acima de 12 anos e adultos, além de 120 vagas para as turmas de condicionamento físico.

As inscrições poderão ser realizadas pelo Sistema Integrado de Gestão de Eventos (SIGEventos), no qual os interessados deverão realizar login, por meio de usuário e senha para quem tem vínculo com a UFPB, ou por e-mail e senha para o público externo. O Departamento de Educação Física disponibilizou no perfil de Instagram @extensao_def_ufpb um tutorial demonstrando como realizar a inscrição nas modalidades.

Aos candidatos selecionados será cobrada uma taxa de matrícula única, no valor de R$ 80, por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU), e que é revertida para manutenção e aquisição de equipamentos não apenas da piscina para hidroginástica e natação, como espaguetes, halteres para hidroginástica, pranchas para natação, como também da academia e do condicionamento físico, para aquisição e manutenção de colchonetes, mini-camas elásticas, cordas, escadas de agilidade, halteres, steps, cones, maquinário para musculação, dentre outros materiais.

A Técnica Desportiva Larissa Martins de Almeida é uma das professoras nos projetos. Ela explica que faz parte do compromisso da universidade, como instituição de ensino e pesquisa, também ser agente de implantação de projetos como esses, para que os conhecimentos cheguem até a população. “O DEF vem a cada dia ampliando suas ações no intuito de proporcionar uma formação acadêmica e profissional de qualidade, bem como de promover saúde, qualidade de vida e integração social a comunidade interna e externa da UFPB”, disse.

As atividades são para alunos de todas as idades com turmas divididas entre os turnos da manhã, tarde e noite. As aulas de condicionamento físico têm como proposta a melhora do funcionamento músculo-esquelético e metabólico por meio de exercícios que envolvem força muscular, potência, resistência cardiovascular, flexibilidade entre outros.

As aulas de hidroginástica trazem resultados como melhora na força muscular, resistência, flexibilidade e equilíbrio. Enquanto as aulas de natação também promovem melhora na circulação sanguínea, fortalecimento dos músculos e são indicadas no auxílio de pessoas que realizam tratamento para doenças respiratórias.

Os projetos de extensão do Departamento de Educação Física já são tradicionais na UFPB, desenvolvidos há vários anos com o apoio da equipe de 6 Técnicos Desportivos lotados no DEF, que atuam como professores nas modalidades. Antes da pandemia da Covid-19 os projetos atendiam em média mil alunos por semestre, em 04 modalidades esportivas. Neste semestre a modalidade de musculação não será disponibilizada devido à necessidade de reformas estruturais no espaço.

Nos projetos os estudantes de Educação Física da UFPB atuam também como estagiários, sob supervisão dos Técnicos Desportivos do DEF “Os projetos também são palco de formação para alunos do curso de Educação Física, que apresenta componentes curriculares que exigem uma experimentação prática de atividades físicas, recreativas e esportivas, a fim de proporcionar aos discentes a vivência e o desenvolvimento de competências e habilidades para atuar nos mais diversos campos de trabalho”, explicou Larissa de Almeida.

Após a matrícula os alunos contemplados com vagas deverão apresentar à equipe dos projetos declaração médica atestando que estão aptos para a realização das atividades físicas. O início das aulas será no dia 08 de fevereiro.

Seleção de monitores

Também estão abertas as inscrições para os estudantes de Educação Física interessados em atuar como monitores do Projeto de Extensão de Condicionamento Físico. Os alunos devem ter disponibilidade para o turno da tarde e realizar inscrição pelo SIGEventos até o dia 28 de janeiro.

A seleção será realizada no dia 31 de janeiro e os monitores selecionados receberão certificado. Informações adicionais sobre a seleção para monitores podem ser solicitadas pelo Instagram do projeto.

Reportagem: Elidiane Poquiviqui
Edição: Aline Lins