Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB abre 83 vagas para mestrado e doutorado em Letras

UFPB abre 83 vagas para mestrado e doutorado em Letras

Inscrições deverão ser realizadas de 26 a 30
publicado: 29/07/2019 18h00, última modificação: 29/07/2019 18h43
Seleção terá quatro etapas. Crédito: Divulgação

O Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) oferta 83 vagas, 54 para mestrado e 29 para doutorado.

De acordo com o edital, as inscrições deverão ser realizadas de 26 a 30 de agosto, por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa) da UFPB.

São isentos do pagamento da inscrição candidatos que comprovarem ter cursado o Ensino Médio completo em escola pública ou como bolsista integral em colégio privado, que possuírem Cadastro Único para Programa Sociais do Governo Federal ou apresentarem parecer social da Pró-reitoria de Pós-graduação (PRPG) da UFPB.

O período para solicitar a isenção do pagamento da taxa de inscrição vai até o dia 9 de agosto.

Do total de vagas, 20% serão destinadas a candidatos autodeclarados negros, indígenas, pessoas com deficiência e pertencente a povos e comunidades tradicionais.

Os projetos deverão atender a das oito linhas de pesquisa distribuídas em duas áreas de concentração.

Na área de Teoria, Literatura e crítica, “Estudos culturais e de gênero”, “Leituras Literárias”, “Tradição e Modernidade”, “Poéticas da subjetividade”.

Em Literatura, cultura e tradução, “Estudos clássicos”, “Estudos Medievais”, “Estudos semióticos” e “Tradução e Cultura”.

Seleção

O processo seletivo ocorrerá em quatro etapas. A primeira será uma análise preliminar do projeto de pesquisa. A segunda, prova escrita. Defesa do projeto de pesquisa e análise curricular serão, respectivamente, a terceira e quarta etapa.

O resultado do processo seletivo será divulgado no dia 12 de novembro, por meio de fixação de lista no mural da secretaria do PPG, no campus I, em João Pessoa, e no site do programa.

Ascom/UFPB