Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB oferta cinco vagas para doutorado em Química
conteúdo

Notícias

UFPB oferta cinco vagas para doutorado em Química

Projetos devem ser para combate a doenças infecciosas e formação de pesquisadores
publicado: 12/05/2020 15h44, última modificação: 12/05/2020 15h46
Inscrições acontecem de 16 a 18 de maio. As atividades começarão remotas e, após a quarentena, serão realizadas no Centro de Ciências Exatas e da Natureza, campus I, em João Pessoa. Foto: Angélica Gouveia

Inscrições acontecem de 16 a 18 de maio. As atividades começarão remotas e, após a quarentena, serão realizadas no Centro de Ciências Exatas e da Natureza, campus I, em João Pessoa. Foto: Angélica Gouveia

O Programa de Pós-graduação em Química da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) oferta cinco vagas para doutorado. O edital é voltado para atender ações emergenciais de combate a surtos, endemias, epidemias e pandemias, incluindo a contaminação pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2), além de apoio à formação de doutores em áreas estratégicas.

As inscrições acontecem no período de 16 a 18 de maio, pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa) da UFPB. Não será necessário pagamento de taxa de inscrição. Os interessados devem cadastrar, além de documentação exigida, um projeto preliminar de tese.

Do total de vagas oferecidas, 20% serão destinadas a candidatos autodeclarados ou oriundos da população negra, povos indígenas, comunidades tradicionais e pessoas com deficiência, o que corresponde a uma vaga nesta seleção.

As vagas são distribuídas conforme duas linhas de pesquisa: “Ações emergenciais de prevenção e combate a surtos, endemias, epidemias e pandemias, incluindo COVID-19” (com quatro vagas – três para ampla concorrência e uma destinada às ações afirmativas) e “Ações de apoio à formação de doutores em áreas estratégicas: monitoramento e remediação ambiental de meios aquáticos” (uma vaga apenas para ampla concorrência).

O processo seletivo se dará em duas etapas, sendo Avaliação da defesa do projeto a primeira e entrevista e a análise do currículo a segunda. Todas etapas são eliminatórias e classificatórias. Serão aprovados apenas candidatos que obtiverem 70% nas avaliações.

A entrevista e defesa do projeto de tese serão realizadas por videoconferência, no dia 22 de maio. O resultado final está previsto para 5 de junho, pelo site do programa. As atividades serão realizadas inicialmente à distância, por causa da quarentena, mas devem continuar no Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN), no campus I, em João Pessoa. Mais informações no edital de seleção.

 * * *
Texto: Jonas Lucas Vieira | Edição: Pedro Paz
Ascom/UFPB