Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB oferta minicurso sobre compostagem com 30 vagas
conteúdo

Notícias

UFPB oferta minicurso sobre compostagem com 30 vagas

publicado: 26/05/2023 16h42, última modificação: 26/05/2023 16h42
Inscrições estão abertas à população e já podem ser realizadas pelo SigEventos

Foto: Denis Moreau/Pixabay

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) está com inscrições abertas até o dia 31 de maio para um minicurso de compostagem, organizado pela Comissão de Gestão Ambiental da UFPB (CGA) e pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental (PPGECAM) da Universidade. 

Para garantir uma das 30 vagas disponíveis, os interessados devem se inscrever pelo SigEventos. 

O minicurso terá conteúdos teóricos e práticos, divididos em três módulos que ocorrerão às segundas, pela manhã (das 8h às 10h), e sextas-feiras, à tarde (das 14 às 16h). O primeiro módulo acontecerá nos dias 02 e 05/06, o segundo, nos dias 09 e 12/06, e o terceiro, nos dias 16 e 19/06. 

Na parte teórica, serão abordados os princípios básicos da compostagem, a seleção dos resíduos adequados à compostagem e como garantir que o processo de compostagem seja seguro e eficiente. 

Já na parte prática, os participantes terão a oportunidade de criar seu próprio composteiro e aprender a monitorar e cuidar do composto em diferentes estágios, desde a preparação inicial até a colheita do adubo final.

De acordo com o professor Joácio Morais, da CGA/UFPB, a expectativa é que os participantes, ao final do minicurso, estejam aptos a criar e gerenciar seus próprios composteiros em casa. 

“O objetivo desta iniciativa é promover a sensibilização da sociedade no que se refere à diminuição de geração de resíduos verdes e orgânicos enviados para aterros sanitários, contribuindo para a preservação do meio ambiente”, afirma o docente. 

Mais informações poderão ser obtidas no Instagram, nos perfis @cgaufpb@ppgcamufpb.

* * *
Reportagem: Vinícius Vieira, com informações da CGA
Edição: Aline Lins
Foto: Denis Moreau/Pixabay
Ascom/UFPB