Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB oferta seis cursos de rede elétrica inteligente com experts de fora

UFPB oferta seis cursos de rede elétrica inteligente com experts de fora

Inscrições são gratuitas e devem ser realizadas até 4 e 5 de agosto
publicado: 29/07/2019 18h10, última modificação: 29/07/2019 18h36
R$ 125 mil foram investidos no projeto. Crédito: Divulgação

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) oferecerá, de agosto a dezembro, seis cursos sobre rede elétrica inteligente, com professores e pesquisadores de universidades do Canadá, EUA e Portugal.

O primeiro, em 5 de agosto, será o de Advancements in Power Electronics, Grid-connected Inverters and Energy Storage Systems for Distributed Energy Resources,  ministrado pelo professor Bulent Sarlioglu, da University of Wisconsin (EUA).

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas neste site até o dia 4, para quem deseja acompanhar online, e até o dia 5 para o curso presencial.

Estas atividades fazem parte do projeto Smart Grid no contexto da geração distribuída, armazenamento de energia e mobilidade elétrica. O plano de trabalho, orçado em R$ 125 mil, foi aprovado no final de outubro, pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), por meio do Programa Escola de Altos Estudos.

O Smart Grids (SG) é uma concepção moderna de rede elétrica inteligente que tem o objetivo de melhorar a eficiência, confiabilidade e segurança na geração de eletricidade e na transmissão e distribuição de energia elétrica, por meio de estrutura engenhosa e do controle automatizado via tecnologias modernas de comunicação.

Coordenado pelo Smart Grid Group (SG2) da UFPB, sob a liderança do professor Fabiano Salvadori, o projeto conta ainda com a participação do Programa de Pós-Graduação em Modelagem Matemática (PPGMM) da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI) e do Programa de Pós-Graduação em Energia Elétrica (PPGEE) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

O Programa Escola de Altos Estudos tem o intuito de apoiar os Programas de Pós-Graduação brasileiros e promover a realização de visitas de curta duração a Instituições de Ensino Superior (IES) públicas brasileiras, por professores e pesquisadores de reconhecido prestígio internacional, atuantes no exterior, em todas as áreas do conhecimento.

A programação completa pode ser conferida na página do EAE  no Facebook.

Confira, abaixo, a lista dos experts internacionais que participarão do projeto:

Prof. Dr. Vladimiro Miranda (INESC/TEC e Universidade do Porto - Portugal);

Prof. Dr. Ali Emadi (McMaster University, Ontário, Canadá);

Prof. Dr. Bala Ventakesh (Ryerson University, Toronto, Canadá);

Prof. Dr. Josep M. Guerrero (Aalborg University, Dinamarca);

Prof. Dr. Euzeli C. dos Santos (Indiana University/Purdue University - IUPUI, Indianápolis, EUA);

Prof. Dr. Eduard Muljadi (Laboratório Nacional de Energias Renováveis (NREL), Colorado, Estados Unidos).

Ascom/UFPB