Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB ofertará minicurso de Tupi

UFPB ofertará minicurso de Tupi

publicado: 02/02/2022 16h46, última modificação: 02/02/2022 16h46
Serão 10 aulas, ofertadas uma vez por semana, com carga horária total de 20h
Cacique Nathan Galdino

O Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) da Universidade Federal da Paraíba realizará, de 09 de março a 11 de maio, um minicurso de Tupi. O curso “Língua, história e cultura do Tupi Antigo” será ministrado pelo cacique potiguara Nathan Galdino, da aldeia Alto do Tambá, na Baía da Traição, Litoral Norte paraibano. O público-alvo é a comunidade acadêmica da UFPB.

Sob a organização das professoras Alicia Gonçalves e Ana Berenice Martorelli, o minicurso será ofertado online, às quartas-feiras, das 18h30 às 20h30, com carga horária total de 20h. Serão disponibilizadas 20 vagas e o período de inscrições será de 1º a 7 de março, pelo Sistema Integrado de Gestão de Eventos - SIGeventos. As inscrições estarão disponíveis no sistema a partir da primeira semana do semestre letivo 2021.2.

O conteúdo do minicurso abordará o contexto histórico da língua tupi antigo e sua importância no fortalecimento da cultura potiguara; gramática, vogais, consoantes e semivogais; verbos da 1° classe, as transformações fonéticas, conjugação dos verbos; a posposição em tupi, o adjetivo etá, vocabulário e prática da pronúncia, além de apresentar como o povo potiguara foi protagonista na tradução e escrita na história.

De acordo com a professora Ana Berenice, a motivação do curso surgiu do desejo de expandir o interesse dos alunos e servidores da UFPB. “Queremos sensibilizar a comunidade acadêmica da UFPB para conhecer e estudar as línguas dos povos originários da nossa região e, assim, valorizar nossa história e nossa cultura”, disse a docente.

O cacique Nathan, que é colaborador do projeto de extensão Aproximações etnográficas aos Instrumentos de Gestão Ambiental e Territorial Indígena (IGATI) dos Potiguara/PB, do CCHLA, acredita que existe, no contexto atual, a oportunidade dos indígenas do país tornarem-se protagonistas da própria história e considera o minicurso “Língua, história e cultura do Tupi Antigo” como um passo inicial, uma experiência para que, no futuro, as cadeiras dos trabalhos da universidade tenham professores indígenas falando sobre sua própria história e cultura.

Eu vejo também a oportunidade de fazer multiplicadores da língua potiguara, do Tupi antigo, e com isso a gente motivar os próprios universitários indígenas a entenderem a valorização da importância da língua, como qualquer outra, que seja o inglês, espanhol, qualquer outra língua, mas que o Tupi tem uma importância, como é marcante em todo o território nacional, isso é uma das coisas que me motivaram a desenvolver junto com as professoras Ana Berenice e Alice esse projeto. Vai ser muito interessante ministrarmos esse curso, faremos uma introdução sobre o contexto histórico e o princípio básico do Tupi”, disse o cacique Nathan, que revelou ainda a expectativa de, futuramente, poder desenvolver um curso de maior duração.

Reportagem: Elidiane Poquiviqui
Edição: Aline Lins