Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB organiza núcleo para estudar obra do economista Celso Furtado
conteúdo

Notícias

UFPB organiza núcleo para estudar obra do economista Celso Furtado

Após formar equipe, plano de trabalho será elaborado
publicado: 09/12/2019 20h27, última modificação: 10/12/2019 15h12
Parcerias com instituições internacionais poderão ser firmadas. Crédito: Divulgação

Parcerias com instituições internacionais poderão ser firmadas. Crédito: Divulgação

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) está organizando a criação do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre o Pensamento de Celso Furtado, a fim de divulgar a obra do intelectual para a atual geração, por meio de pesquisas e de atividades de extensão. Participarão pesquisadores de áreas como Direito, História, Geografia e Sociologia.

Em reunião na última quinta-feira (5), no Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), no campus I, em João Pessoa, a professora Márcia Paixão colocou que “uma vez tenhamos a equipe inicial de docentes definida, o próximo passo será a elaboração do plano de trabalho”.

Segundo a professora Aline Castro, do Departamento de Relações Internacionais, há a possibilidade de parcerias com instituições internacionais, tais como a London School e a Universidade de Buenos Aires.

Para a professora Márcia Fonseca “[o autor] foi muito importante na minha formação. Sou professora de economia brasileira e lemos e discutimos formação econômica do Brasil no curso. O núcleo terá um impacto importante por promover a rediscussão de seu pensamento, com caráter multidisciplinar e parcerias internacionais”.

De acordo com o presidente do Conselho Regional de Economia da Paraíba (Corecon-PB) Celso Mangueira, ocorrerão, no ano que vem, diversas ações em comemoração ao centenário do economista, tais como o Encontro Nacional de Economistas, que será realizado na UFPB. Os pesquisadores que tenham interesse em participar do Núcleo podem mandar suas informações para o email: ufpb.nucleocelsofurtado@gmail.com .

Ascom/UFPB