Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB organiza núcleo para estudar obra do economista Celso Furtado

UFPB organiza núcleo para estudar obra do economista Celso Furtado

Após formar equipe, plano de trabalho será elaborado
publicado: 09/12/2019 20h27, última modificação: 10/12/2019 15h12
Parcerias com instituições internacionais poderão ser firmadas. Crédito: Divulgação

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) está organizando a criação do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre o Pensamento de Celso Furtado, a fim de divulgar a obra do intelectual para a atual geração, por meio de pesquisas e de atividades de extensão. Participarão pesquisadores de áreas como Direito, História, Geografia e Sociologia.

Em reunião na última quinta-feira (5), no Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), no campus I, em João Pessoa, a professora Márcia Paixão colocou que “uma vez tenhamos a equipe inicial de docentes definida, o próximo passo será a elaboração do plano de trabalho”.

Segundo a professora Aline Castro, do Departamento de Relações Internacionais, há a possibilidade de parcerias com instituições internacionais, tais como a London School e a Universidade de Buenos Aires.

Para a professora Márcia Fonseca “[o autor] foi muito importante na minha formação. Sou professora de economia brasileira e lemos e discutimos formação econômica do Brasil no curso. O núcleo terá um impacto importante por promover a rediscussão de seu pensamento, com caráter multidisciplinar e parcerias internacionais”.

De acordo com o presidente do Conselho Regional de Economia da Paraíba (Corecon-PB) Celso Mangueira, ocorrerão, no ano que vem, diversas ações em comemoração ao centenário do economista, tais como o Encontro Nacional de Economistas, que será realizado na UFPB. Os pesquisadores que tenham interesse em participar do Núcleo podem mandar suas informações para o email: ufpb.nucleocelsofurtado@gmail.com .

Ascom/UFPB