Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB outorga o Título de Doutor Honoris Causa ao escritor paraibano Políbio Alves
conteúdo

Notícias

UFPB outorga o Título de Doutor Honoris Causa ao escritor paraibano Políbio Alves

publicado: 16/09/2022 13h34, última modificação: 16/09/2022 13h36
Cerimônia bastante prestigiada aconteceu no auditório da Reitoria

Foto: Aline Lins

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) outorgou, na tarde desta quinta-feira (15), o Título de Doutor Honoris Causa ao escritor, poeta, cronista e ficcionista paraibano, de 81 anos, Políbio Alves. A solenidade, bastante prestigiada, ocorreu no Auditório Professor Milton Paiva, no prédio da Reitoria, no Campus I, em João Pessoa.

A cerimônia foi presidida pela Vice-reitoria da UFPB, Profa. Liana Filgueira e contou com a presença do grupo musical Quarteto de Cordas, que na voz da cantora Izadora França, também violinista do grupo, executou uma emocionante apresentação ao som do Hino Nacional Brasileiro. 

Também estiveram na solenidade de concessão do título, Pró-reitores, Diretores de Centro da UFPB, membros do Consuni e também o Prof. Damião Ramos Cavalcanti, Secretário de Estado da Cultura, Prof. José Neto Barreto Júnior, coordenador da Secretaria dos Órgãos Deliberativos da Administração Superior (Sods), a Profa. Bernardina Freire – proponente do título – , familiares e amigos do homenageado. 

Em discurso, a Profa. Liana Filgueira destacou o talento e a criatividade do poeta. “É importante dizer que a criatividade é a habilidade mais elevada de um ser humano e a criatividade do tutor Políbio vem associada a outras diversas habilidades e capacidades como a de sorrir para a vida, sonhar e aprender. E o que devemos ser, senão alguém que vive a vida dedicada a aprender?”, disse a Vice-reitora. 

A Profa. Liana também comentou sobre a importância da entrega do título e ressaltou: “Estou muito feliz com esse momento de reconhecimento em que a nossa Universidade lhe confere o título de Doutor Honoris Causa, um doutor que observa os fenômenos da natureza, observa o funcionamento das coisas, um curioso, criativo, que estuda, verifica e analisa. Um doutor de fato, um homem que consegue tantas conquistas no mundo literário, deixa marcas, registros e colabora com a sua criatividade na capacidade de fazer o outro viajar na imaginação, nos sonhos e na história da Paraíba”, disse ela em discurso. 

A Vice-reitora encerrou sua fala parabenizando mais uma vez o escritor por uma conquista reconhecida por todos que fazem a UFPB. “Desejo que continue com essa chama viva, alegre e desbravadora, deixando em seus inscritos ficção e realidade para que muitos venham a conhecer seus sonhos e seus conhecimentos por meio da sua arte de escrever. Parabéns e seja sempre muito feliz”, encerrou. 

O homenageado Políbio Alves relatou com emoção a sensação de receber o título: “É o sentimento de luta, responsabilidade e de respeito pela literatura brasileira produzida na Paraíba. Esse prêmio veio coroar essa literatura”, disse, emocionado. 

O escritor destacou também o que foi de mais significativo, segundo ele, para o seu legado e aconselhou os novos escritores. 

“O mais significativo é essa minha teimosia em acreditar na literatura brasileira produzida na Paraíba. Não é fácil e o que me salvou foi ler. Os livros me salvaram, isso é o que é mais importante na minha vida e o que eu digo para os novos escritores – ler, ler e ler. Leia infinitamente todos os dias”, destacou.

O Conselho Universitário (Consuni), órgão deliberativo máximo da Instituição, aprovou, por unanimidade, em reunião ordinária no mês de maio deste ano, a outorga do título de Doutor Honoris Causa ao escritor. A proposta da concessão foi protocolada em 6 de janeiro pela docente do Departamento de Ciência da Informação e ex-vice-reitora da UFPB, Profa. Bernardina Freire. 

A Profa. Bernardina revelou qual a sua sensação ao ver o trabalho do poeta sendo reconhecido: “A sensação é do dever cumprido da Universidade, de reconhecimento ao campo da literatura. Políbio é reconhecido internacionalmente com mais de trinta prêmios internacionais e a UFPB veio reconhecer e chancelar a qualidade literária polibiana”. 

Segundo a docente, ser escritor no Brasil não é fácil e, na Paraíba, sobretudo, é difícil. Mas asseverou que Políbio é um incentivador eterno dos novos escritores, embora a literatura polibiana seja uma literatura diferenciada. Uma de suas características, por exemplo: Políbio não repete palavras em uma mesma página. 

“Tem uma frase de Políbio que eu gosto muito na qual ele diz: ‘Escrevo para não morrer de silêncio’. Assim, ele continua fazendo bons barulhos aos nossos ouvidos. Logo, vai nos incentivando a ver a alma, o mundo”, disse a Profa. Bernardina. 

* * *
Reportagem: Aline Lins e Mellody Oliveira
Edição: Aline Lins
Fotos: Aline Lins