Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB participa de audiência pública na ALPB sobre cortes na educação

UFPB participa de audiência pública na ALPB sobre cortes na educação

Instituições paraibanas perderam R$ 100 milhões para orçamento deste ano
publicado: 14/05/2019 18h43, última modificação: 14/05/2019 18h45
Foram bloqueados mais de R$ 44 milhões da UFPB. Créditos: Divulgação

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB), representada pela reitora Margareth Diniz, participará de audiência pública na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), nesta quarta-feira (15).

O objetivo da reunião pública, transparente e de ampla discussão é discutir o corte de 30% no orçamento das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) de todo país, imposto pelo Governo Federal no final de abril, por meio do Ministério da Educação (MEC).

O debate terá início às 14h30 e será realizado no Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB), em Jaguaribe, na Grande João Pessoa. O encontro coincide com a paralisação nacional das Ifes, convocada por representações de classe para esta mesma data.

Os reitores Vicemário Simões e Cícero Lopes, respectivamente da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), também participarão das discussões, além de estudantes e técnico-administrativos das três instituições e de cidadãos interessados.

O formato da audiência pública e ordem das comunicações orais serão definidos horas antes, pelo cerimonial da Casa Epitácio Pessoa.

A reunião pública foi proposta pelos deputados estaduais Cida Ramos, Estela Barbosa e Ricardo Barbosa, em parceria com o presidente da ALPB, Adriano Galdino.

O corte de 30% nas verbas de custeio das universidades significa uma redução de R$ 100 milhões no orçamento deste ano para as três instituições paraibanas. A maior diminuição recai sobre a UFPB, com quase metade do orçamento bloqueado.

Pedro Paz | Ascom/UFPB