Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB participa do 1º Grito Indígena Tabajara

UFPB participa do 1º Grito Indígena Tabajara

Ato será realizado na Aldeia Vitória, em Conde-PB
publicado: 23/04/2019 17h22, última modificação: 23/04/2019 17h22
Atividades acontecerão na próxima semana. Créditos: Divulgação

O dia 19 de abril é uma data marcada pela luta e resistência do povo indígena, criada em 1943 através do decreto-lei de número 5.540. Tendo esse mês como referência nas questões e na memória desse povo a  Universidade Federal da Paraíba (UFPB)  promove o 1º Grito Indígena da Paraíba nos dias 29 e 30 deste mês, na Aldeia Vitória, na região da Mata da Chica, município do Conde, Litoral Sul do Estado. As inscrições poderão ser feitas no local.

A informação é de Lusival  Antônio Barcellos, professor de Pós-graduação em Ciências da Religião da UFPB e um dos organizadores do evento, que contará com a presença de várias lideranças do Estado como uma forma de reforçar o diálogo entre o povo indígena e as instituições.

O 1° Grito Tabajara da Paraíba tem como objetivo levantar pautas relevantes para a população indígena na Paraíba por meio de três rodas de diálogo. A primeira delas consiste em discutir as políticas educacionais, a segunda sobre políticas públicas e a terceira será referente a garantias de direitos constitucionais.

“Os Tabajaras foram os que fundaram João Pessoa e todo Litoral Sul. Chegou o momento de darmos a importância que eles merecem enquanto povo originário. Nesse sentido nós convidamos algumas autoridades que nunca tiveram no solo sagrado Tabajara para estarem conosco nesse evento, para poder escutar dos indígenas todas as suas necessidades, reivindicações com relação às várias temáticas”, afirmou Lusival Antonio.

Além das rodas de diálogo, acontecerá o Toré, dança tradicional  que configura uma forma de expressão étnica racial do povo indígena no Nordeste. Serão apresentadas também o artesanato, gastronomia, pintura e o livro sobre os Indígenas Tabajaras.

Michelly Santos | Ascom/UFPB