Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB participa do projeto Educação pela Saúde com mais 13 instituições para estimular doação de sangue
conteúdo

Notícias

UFPB participa do projeto Educação pela Saúde com mais 13 instituições para estimular doação de sangue

publicado: 09/06/2021 14h26, última modificação: 09/06/2021 14h26
Em 14 de junho é comemorado o Dia Mundial do Doador de Sangue

O projeto Educação pela Saúde: uma mobilização interinstitucional promovida pelas instituições de ensino superior da Paraíba em parceria com o Hemocentro, com o objetivo de estimular a doação de sangue, lançou, nesta quarta-feira (09), sua primeira ação nas redes sociais. A finalidade da iniciativa é orientar, estimular e promover ações visando à ampliação da quantidade de doadores para reforçar os estoques de sangue em todo o estado.

No mês em que é comemorado o Dia Nacional de Doação de Sangue, cujo marco é no dia 14 de junho, a educação da Paraíba se une em favor da vida.

A iniciativa teve início com o projeto de extensão UFPB pela Vida, lançado no mês de maio com a sensibilização da comunidade acadêmica sobre a doação de sangue e deslocamento de doadores até as unidades do Hemocentro.

Agora, nesta fase, 14 instituições de ensino superior de toda a Paraíba estão realizando ações conjuntas para a doação de sangue, tais como gincanas e ações de promoção buscando o engajamento e o aumento da participação nesta ação solidária em favor da vida.

A Paraíba possui hemonúcleos espalhados pelo Estado, nos municípios de Guarabira, Patos, Sousa, Cajazeiras, Piancó, Itaporanga e Catolé do Rocha, além de Hemocentros em João Pessoa e Campina Grande.

Coordenadora do projeto na UFPB, a Vice-reitora Liana Filgueira destacou a relevância de conscientizar as pessoas sobre a necessidade de doação de sangue, explicando como surgiu a ideia.

“É um projeto grandioso, visionário, que partiu do Prof. Valdiney Gouveia, Reitor da UFPB. O intuito é ampliar para todo o estado da Paraíba a campanha de doação de sangue que a UFPB vem executando há cerca de um mês. É importante, principalmente, nesse momento da pandemia da Covid-19, em que a necessidade aumenta devido às pessoas terem mais dificuldades de saírem de casa e mesmo pela falta de estímulo e de conhecimento, o que acabou acarretando uma redução drástica no banco de sangue do Hemocentro”, explicou a Profa. Liana Filgueira. Segundo ela, o envolvimento das universidades com a causa possibilitará o engajamento das comunidades acadêmicas e o transporte dos doadores para os locais de coleta de sangue.

O Reitor Valdiney Gouveia disse que a educação está empenhada para colaborar com a saúde e aposta no total sucesso do projeto.

“Trata-se de um projeto único na Paraíba, nunca antes 14 universidades ou faculdades estiveram reunidas em torno de um projeto comum, e este projeto é precisamente o Educação pela Saúde. Nós, profissionais da educação – terceirizados, professores, técnicos administrativos e também os nossos estudantes – estamos empenhados em auxiliar o Hemocentro nessa necessidade de suprir os nossos bancos de sangue. Nós devemos isso à população, que sempre tem nos apoiado, e é uma contrapartida, é o nosso papel público, de uma universidade pública, atender ao público, promover qualidade, saúde para a nossa população”, afirmou o Prof. Valdiney Gouveia.

Saiba quais são as universidades que participam do projeto:

João Pessoa
UFPB
UEPB
UNIESP
UNIPÊ
UNINASSAU
Faculdade Três Marias
FPB
FESP 
Campina Grande
FIP
UFCG
Unifacisa
Patos
UNIFIP
Cajazeiras
Faculdade Santa Maria
Guarabira
EESAP

* * *
Reportagem: Aline Lins
Crédito: Divulgação