Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB participará da 18ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT)

UFPB participará da 18ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT)

publicado: 25/08/2021 18h06, última modificação: 30/08/2021 09h04
O evento acontecerá no formato híbrido, no período de 2 a 8 de outubro, na Estação Ciência, Cultura e Artes, em João Pessoa

Foto: Angélica Gouveia

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) participará da 18ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), e que acontece no período de 2 a 8 de outubro, na Estação Ciência, Cultura e Artes, em João Pessoa. O evento, que tem como tema em 2021 “A transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta”, será coordenado pela Secretaria de Ciência e Tecnologia de João Pessoa (Secitec).

O Reitor da UFPB, Prof. Valdiney Gouveia, recebeu o convite da Secretária de Ciência e Tecnologia de João Pessoa, Profa. Margareth Diniz, nesta quarta-feira (25), durante visita dela à UFPB. Também participaram da reunião a Secretária Executiva de Ciência e Tecnologia, Danyele Raposo, e os coordenadores da Semana Nacional da Ciência e Tecnologia, André Falcão e Alia Nasim Chaudhry.

O evento acontecerá de forma híbrida, sendo gratuito e aberto ao público. De acordo com o Reitor Valdiney Gouveia, a UFPB vai participar mostrando suas inovações e produções ao longo dos anos, em especial, durante a pandemia.

Como espaço físico, foi disponibilizado um estande 4x4 que possui 16m, onde os professores e alunos poderão apresentar suas pesquisas. Além disso, o caminhão da Editora UFPB estará presente para disponibilizar livros gratuitamente durante o encontro.

“Vamos poder mostrar o potencial da nossa Universidade, discutindo junto com eles temáticas relevantes e contribuições de nossos professores e estudantes”, disse o Reitor. O encontro nacional está aberto para participação de qualquer Centro da UFPB.

Para a Secretária de Ciência e Tecnologia da PMJP, Profa. Margareth Diniz, a UFPB é um celeiro de ciência, tecnologia e inovação, por esse motivo não poderia ficar de fora da programação. “Viemos convidar o Reitor e sua equipe para que possam participar efetivamente com estande e várias ações, inclusive, na abertura do evento”.

Estabelecida por decreto em 2004, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia tem o objetivo de aproximar a ciência e a tecnologia da população. A ideia é criar uma linguagem acessível, com soluções criativas que estimulem a curiosidade e motivem a população a discutir as implicações sociais da ciência e aprofundarem seus conhecimentos.

A SNCT é realizada em parceria com secretarias estaduais e municipais, agências de fomento, espaços científico-culturais, instituições de ensino e pesquisa, sociedades científicas, escolas, órgãos governamentais, empresas de base tecnológica e entidades da sociedade civil de todo o país.

Reportagem: Carlos Germano
Edição: Aline Lins