Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB participa do I Congresso da Andifes nestas quarta (17) e quinta (18)

UFPB participa do I Congresso da Andifes nestas quarta (17) e quinta (18)

Federal paraibana promoverá live na quarta (17), das 9h ao meio dia
publicado: 15/06/2020 21h40, última modificação: 15/06/2020 22h04
Em vídeo promocional, a reitora da UFPB, Margareth Diniz, convida a todos para o evento on-line que discutirá realidade e futuro das universidades federais. Crédito: Reprodução/Youtube/Andifes Ascom

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) participará do I Congresso da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) nestas quarta (17) e quinta-feira (18), a fim de discutir a realidade e o futuro das universidades federais. O congresso será on-line, devido à orientação de isolamento social da Organização Mundial da Saúde (OMS),

A federal paraibana promoverá live na quarta (17), das 9h ao meio dia, concomitante às demais instituições de ensino, com o intuito de apresentar síntese dos reflexos da pandemia, medidas de enfrentamento e cenários possíveis de retomada das atividades.

À tarde, os colégios e fóruns da associação realizarão debates transversais, centrados em cada uma das dimensões de atuação da Andifes, como extensão, pesquisa, planejamento, gestão, tecnologias da informação, comunicação, e assistência estudantil.

Na manhã da quinta-feira (18), será apresentada ao pleno da Andifes uma síntese das apresentações e reuniões do dia anterior, com a participação de reitores, pró-reitores e convidados, de modo a considerar a complexidade do momento em face da diversidade de realidades e propostas das universidades.

O congresso será encerrado com uma conferência do filósofo e professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) Roberto Romano sobre as relações humanas e políticas no Brasil, hoje e no futuro, após a pandemia.

Em vídeo promocional, a reitora da UFPB, Margareth Diniz, afirma que,  no congresso on-line, haverá a oportunidade de apresentar e discutir temas da mais alta relevância para o Ensino Superior público e federal no Brasil, no contexto da pandemia do novo coronavírus.

“Entre tantos desafios, destaco o ensino remoto de graduação e de pós-graduação, que precedem todo um planejamento para o retorno das aulas presenciais, respeitando e valorizando sempre, em primeiro lugar, a vida”.

Ferramentas e tecnologias digitais, pesquisas sob premissas de biossegurança, continuidade das ações de extensão, redimensionamento da gestão de pessoas e assistência estudantil são outros temas que merecem ênfase, de acordo com a gestora.

“O congresso é uma forma de consolidar reflexões e melhorar a qualidade dos desacordos e dos consensos, prezando a palavra e as formas legítimas de argumentação, defendendo a democracia e a universidade pública”, diz o presidente da Andifes, João Carlos Salles, reitor da Universidade Federal da Bahia (UFBA), no material de divulgação do congresso. A programação completa pode ser conferida na página do evento.

Reportagem e Edição: Pedro Paz
Ascom/UFPB