Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB pleiteia junto à ANEEL construção de uma subestação de energia elétrica
conteúdo

Notícias

UFPB pleiteia junto à ANEEL construção de uma subestação de energia elétrica

publicado: 06/05/2021 07h37, última modificação: 06/05/2021 09h52
Reitor e Vice-Reitora foram recebidos pelo Diretor-Presidente André Pepitone

UFPB pleiteia junto à ANEEL construção de uma subestação de energia elétrica

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) articula a construção de uma subestação 69 kV (quilovolts) visando a redução da despesa com a energia elétrica consumida na Instituição. A proposta foi apresentada pelo Reitor, Prof. Valdiney Gouveia, e pela Vice-Reitora, Profa. Liana Filgueira, durante visita institucional, nesta quarta-feira (05), ao Diretor-Geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), Dr. André Pepitone da Nóbrega, em Brasília.

O projeto integra a plataforma da atual gestão porque, de acordo com o Prof. Valdiney Gouveia, a UFPB gasta, por mês, em período regular, em torno de R$ 1,3 milhão com energia elétrica. “Nós compramos energia cara e, além disso, pagamos multa, porque estamos consumindo acima do nosso limite”, salientou o Reitor.

Com o intuito de buscar meios para implementar essa proposta, o Prof. Valdiney Gouveia já manteve diálogos com o Ministro da Educação Milton Ribeiro e os Deputados Federais Efraim Filho e Wellington Roberto, além de já ter feito um primeiro contato com o Diretor-Geral da ANEEL, em ocasião anterior, quando ele esteve na Paraíba.

Para dar sequência às negociações, a Reitoria da UFPB deve se reunir nesta sexta-feira (07/05), em João Pessoa, com dirigentes da Energisa, concessionária de energia elétrica que atua na Paraíba.

Prof. Valdiney Gouveia destacou a importância desse projeto para a UFPB. “Nós temos esse atraso há três décadas. Esta é uma área deficitária em nossa instituição; estaremos empenhados também em promover a energia solar. De fato, queremos construir um parque de energia solar em não menos de quatro hectares”, informou o Reitor da UFPB.

* * *
Reportagem: Aline Lins