Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB premia 110 inventores na 6ª edição do Prêmio de Inovação Tecnológica Professor Delby Fernandes
conteúdo

Notícias

UFPB premia 110 inventores na 6ª edição do Prêmio de Inovação Tecnológica Professor Delby Fernandes

publicado: 01/12/2022 16h45, última modificação: 01/12/2022 16h45
Cerimônia teve participação de empresas e parceiros, como Cagepa, Energisa, Sebrae-PB e Fapesq/PB

Foto: Aline Lins

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) premiou 110 inventores autores de patentes e softwares da UFPB, na edição 2022 do Prêmio de Inovação Tecnológica Professor Delby Fernandes, promovido pela Agência UFPB de Inovação Tecnológica (Inova-UFPB). A cerimônia lotou o auditório da Reitoria, na noite desta quinta-feira (30).

Durante o evento, presidido pelo Reitor da UFPB, Prof. Valdiney Gouveia, foram agraciados os inventores do ano de 2019, entre docentes, discentes e técnicos administrativos, em reconhecimento por seus esforços em pesquisas tecnológicas desenvolvidas na Instituição.

Confia aqui a lista dos criadores e suas soluções tecnológicas.

Abrilhantado por uma apresentação musical do grupo Dou Cajuína, do curso de Música da UFPB, o evento teve como objetivo, também, apresentar as startups oriundas da UFPB, bem como as empresas que fizeram licenciamento e transferência de tecnologias oriundas da Universidade. Segundo a presidente da Inova-UFPB, Profa. Kelly Gomes, 20 startups da UFPB conseguiram prospectar somente neste ano de 2022 mais de R$ 2 milhões em recursos e seis tecnologias foram transferidas. Licenciamento e transferência de tecnologia é quando uma empresa coloca no mercado uma tecnologia oriunda de instituições de ensino superior, beneficiando os inventores e a instituição.

Compuseram a mesa de honra, além do Reitor, a presidente da Inova-UFPB, Profa. Kelly Gomes, o diretor do Centro de Energias Alternativas e Renováveis (Cear) e diretor da unidade Embrappi de Tecnologias em Otimização de Energia, Prof. Euler Macedo, além de representantes de instituições parceiras: professor Sílvio Rossi (coordenador de Inovação e Empreendedorismo da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba - Fapesq/PB), Felipe Magalhães (assessor da Gerência de Novas Negócios e Inovação da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba – Cagepa) e Manoel Messias de Menezes Júnior (gerente de proteção à receita do grupo Energisa). Outras instituições, como o Serviço de apoio às Micro e Pequenas Empresas da Paraíba (Sebrae-PB), e a Secretaria de Ciência e Tecnologia de João Pessoa (Secitec), também estiveram representadas.   

“Esse momento é para reconhecer a parceria e o comprometimento dos inventores da UFPB, em parceria com algumas das nossas empresas, tanto da Paraíba quanto do Brasil, que desenvolveram tecnologias com esse intuito, de colocar no mercado, atender a uma demanda da sociedade e gerar receita tanto para o nosso Estado quanto para a UFPB”, disse a Profa. Kelly Gomes.

Segundo o Reitor Valdiney Gouveia, é importante que a Instituição reconheça, premie e incentive os inventores. “Esse evento tem uma grande importância não só para a UFPB, senão para a sociedade como um todo”, disse o Prof. Valdiney. Ele destacou ainda a importância de reconhecer as parcerias com as empresas, para aumentar o potencial de realização da UFPB, e da inserção dos egressos por meio de startups.

Da área de energias renováveis, o egresso da UFPB Celso Machado Maia Padilha, CEO da startup Inovathys, startup premiada que desenvolveu um sistema de hardware e comunicação próprios para acionamento remoto e sem fio com Rádio-Frequência em 2.4 GHz e 868 MHz. “Os prêmios que recebi, que já chegam a mais de um milhão de reais, vieram na verdade das ideias que vieram a partir daqui, da Universidade. Destaco o professor Euller Macedo, pelo fato de ele ter me motivado a criar uma startup, de ter trocado ideias inovadoras que de fato soltaram aquela centelha”, contou Celso.

Já para o egresso de Computação da UFPB Lucas Aversari, que integra a Wisecare, esse estímulo por meio do reconhecimento é fundamental, mas o mais importante, segundo ele, é a iniciativa da Universidade de adotar medidas para apoiar esse tipo de produção, para a UFPB se torne um hub de inovação. 

“A Universidade criou um processo que há muito tempo os inventores queriam que fosse criado, que é essa transição da Universidade para o mercado. A partir do momento que a UFPB estende a mão, firma uma parceria, fomenta as startups com financiamento, com iniciativas que dão visibilidade às startups, o pessoal consegue alavancar voo muito mais rápido. É muito interessante fazer isso dentro da Universidade, coisa que antes só era feito fora da Universidade”, disse. 

O professor do curso de Engenharia de Materiais da UFPB Tibério Andrade, integrante de grupos de inventores premiados em cinco patentes, entende que o apoio da UFPB ajuda o inventor a buscar recursos. E tomando por base sua própria produção, destacou a relevância, para a sociedade, das tecnologias desenvolvidas.

 

“Tudo que você produz em termos de melhoria de material, sempre você busca otimizar o produto, diminuir cursos, aperfeiçoar processos, então nós procuramos, dentro das nossas pesquisas, buscar rotas viáveis, mais econômicas, em uma situação local, que é a Paraíba, por exemplo, usar materiais recicláveis para produzir materiais de alta complexidade, produzir equipamentos com componentes mais baratos e buscar a melhoria da qualidade dos materiais para que tenham uma durabilidade maior reduzindo problemas de corrosão”, explicou o docente. 

Em outra área, já na área da saúde, um grupo de pesquisadores do Centro de Informática e do Centro de Ciências Médicas, em parceria, desenvolveu um software de distribuição e apresentação de exames de imagens médicas entre entidades de saúde para a prática da telerradiologia, invento denominado o Dicomclient. “Esse invento traz muita agilidade, benefício no final para o paciente porque ele teria à disposição médicos com qualificação, e aquele serviço seria prestado de forma muito mais ágil por conta da quantidade de médicos disponíveis”, contou o professor Severino Aires de Araújo Neto, um dos inventores.

* * *
Reportagem: Aline Lins
Fotos: Aline Lins
Ascom/UFPB