Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB premia 12 inovações gastronômicas
conteúdo

Notícias

UFPB premia 12 inovações gastronômicas

Produtos já foram patenteados e têm alto potencial de comercialização
publicado: 20/05/2019 17h47, última modificação: 20/05/2019 17h48
Inventores premiados na edição especial. Crédito: Divulgação

Inventores premiados na edição especial. Crédito: Divulgação

O Prêmio de Inovação Tecnológica Professor Delby Fernandes, concedido para pesquisadores inovadores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), teve edição especial no dia 14 de maio, realizada no Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias (CCHSA), no campus III, em Bananeiras.

Esta foi a primeira cerimônia de láurea sediada em Bananeiras. Na ocasião, foram premiados 12 inventores da área de Tecnologias de Alimentos. Eles já patentearam suas criações. A V Edição do Prêmio de Inovação Tecnológica Professor Delby Fernandes será realizada em novembro.

Entre os produtos vencedores, estão "Massa alimentícia mista com substituição parcial da farinha de trigo por farinha de semente de jaca", "Processo de produção de empanado de tilápia com farinha da casca do maracujá" e "Bebida fermentada alcoólica de mangaba".

A cerimônia, assim como outras palestras e cursos realizados pela Inova, contribui para a interiorização da cultura de patentes na UFPB. Petrônio Filgueiras, diretor da Inova, afirma que a agência também se empenha para levar o que é produzido para o mercado.

Em 2017, foram 66 patentes registradas pela UFPB, número que subiu significativamente para 92 registros em 2018, nas diversas áreas de pesquisa e inovação, o que colocou a instituição em 4º lugar no depósito de patentes no país. 

 

Bruna Ferreira | Ascom/UFPB