Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB premia 51 jovens pesquisadores

UFPB premia 51 jovens pesquisadores

Estudantes se destacaram em projetos de iniciação científica inovadores
publicado: 10/11/2020 23h57, última modificação: 10/11/2020 23h57
No 28º Encontro de Iniciação Científica (Enic) da federal paraibana, realizado entre 26 a 30 de outubro, 1,5 mil trabalhos concorreram ao Prêmio Jovem Pesquisador 2020 da UFPB. Foto: Angélica Gouveia

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) premiou 51 jovens pesquisadores pelo desenvolvimento de projetos de iniciação científica inovadores. No 28º Encontro de Iniciação Científica (Enic) da federal paraibana, realizado de forma remota, entre 26 a 30 de outubro, 1,5 mil trabalhos concorreram ao Prêmio Jovem Pesquisador 2020 da UFPB.

Foram premiados os melhores projetos nas áreas de ciências agrárias, ciências biológicas, ciências da saúde, ciências exatas e da terra, ciências humanas, ciências sociais e aplicadas, engenharias, linguística, letras e artes e multidisciplinar.

Entre as pesquisas que receberam nota máxima, estão “Cuidado de enfermagem ao idoso hospitalizado: necessidade de instrumentalização”, do estudante Wesley Brandão, orientado pela professora Rafaella Souto, e “Elaboração de produto salgado tipo jerked beef utilizando carne de frango caipira”, da aluna Deyse Pereira, orientada pela docente Marta Madruga.

Cláudia Braga, coordenadora da iniciação científica na UFPB, explica que, na primeira fase do encontro, todos os trabalhos foram apresentados no formato de vídeo. De 1,5 mil exibidos, 180 foram selecionados para apresentação por meio de transmissão ao vivo. Os vídeos estão disponíveis na plataforma do evento.

Para a coordenadora, o 28º Encontro de Iniciação Científica (Enic) foi um momento de partilha de saberes e de ciência. “O comitê externo de avaliadores julgou de forma positiva a organização do evento, pela primeira vez on-line, e a qualidade dos trabalhos apresentados”.

Cláudia Braga destaca que ao encontro é importante porque é, através dele, que a sociedade tem a oportunidade de conhecer a ciência que é desenvolvida pelos jovens pesquisadores da UFPB.

“Os estudantes vivenciaram a produção de vídeo, escrita de relatório e resumo. Eles receberão certificado e terão suas pesquisas publicadas na Série Iniciados, coletânea dos trabalhos premiados em cada edição do Encontro de Iniciação Científica (Enic) da UFPB. Estudantes e avaliadores que participaram da segunda fase do encontro devem acessar o site do evento para resgatar seus certificados.

“A logística para o evento virtual foi totalmente diferente e exigiu muito da equipe organizadora. Com muita disciplina, conseguimos realizar um grande encontro. Em breve, divulgaremos os vídeos de todos os trabalhos premiados no perfil da Pró-reitoria de Pesquisa (Propesq) da UFPB no Instagram”, adianta Cláudia Braga.

Reportagem: Carlos Germano | Edição: Pedro Paz
Ascom/UFPB