Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB prepara comissão para analisar impactos das manchas de óleo na PB

UFPB prepara comissão para analisar impactos das manchas de óleo na PB

Reuniões devem começar após aval da Procuradoria Federal junto à instituição
publicado: 05/11/2019 19h40, última modificação: 05/11/2019 20h01
Os estudantes Bárbara Teixeira e Wlademir Gonzaga e o cientista social André Gomes propuseram criação do grupo. Crédito: Divulgação

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) está organizando comissão para analisar os impactos das manchas de óleo na Paraíba, um dos primeiros estados a identificá-las, no final de agosto. Elas atingiram a praia do Bessa, em João Pessoa, outras quatro praias em Cabedelo e o litoral do município do Conde, segundo a Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) do Governo do Estado, e podem ser prejudiciais à saúde.

O grupo de pesquisadores será vinculado ao Gabinete da Reitoria. O processo que cria a comissão está sendo examinado pela Procuradoria Federal junto à UFPB. Assim que for deferido, as reuniões devem começar. Parceria com a Assembleia Legislativa da Paraíba (AL-PB) também deve ser firmada, por meio da Deputada Estela Bezerra, presidente da Frente Ambientalista da casa Epitácio Pessoa.

De acordo com o projeto, a ideia central é construir uma comissão multidisciplinar e transversal de estudos acadêmicos com cronograma e reuniões setoriais a cada 15 dias, com o intuito de apresentar soluções para os efeitos do vazamento de óleo na costa nordestina.

A fim de subsidiar as pesquisas e promover conhecimento científico internacional, os estudantes Bárbara Teixeira e Wlademir Gonzaga e o cientista social André Gomes, que propuseram a organização da comissão, também sugerem a criação dos cursos de Engenharia Costeira e Oceanografia e dos Programas de Pós-graduação em Oceanografia e em Engenharia Oceânica.

Vão compor a comissão representantes de cursos como Ciências Biológicas, Geografia, Engenharias Ambiental, Ciências Sociais, Serviço Social, Relações Internacionais, Gestão Pública, Ecologia, Matemática Computacional e Ciência da Computação. Integrantes de órgãos como Ministério do Meio Ambiente, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Secretarias de Meio Ambiente (estadual e municipal), Forças Armadas, Capitania dos Portos Agência Nacional de Petróleo (ANP) e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICM BIO) também serão convidados.

As manchas começaram a chegar à costa nordestina há dois meses. Até a noite do último domingo (3), quatro mil toneladas já haviam sido recolhidas de 314 localidades, em 110 municípios. A Polícia Federal e a Marinha indicam o petroleiro Bouboulina, de bandeira grega, como suspeito pelo derramamento. O navio é da empresa Delta Tankers.

Ascom/UFPB