Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB prepara dois laboratórios para teste de Covid-19
conteúdo

Notícias

UFPB prepara dois laboratórios para teste de Covid-19

Instituição dispõe de equipamento e aguarda kits do Governo Federal para exames
publicado: 20/03/2020 17h30, última modificação: 20/03/2020 19h00
Serviço será realizado por meio de parcerias com instituições e órgãos públicos. Foto: Divulgação

Serviço será realizado por meio de parcerias com instituições e órgãos públicos. Foto: Divulgação

O Laboratório de Biologia Molecular e o Laboratório de Endemias do Núcleo de Medicina Tropical da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), localizados no Centro de Ciências Médicas (CCM) e no Centro de Ciências da Saúde (CCS) respectivamente, estão sendo preparados para realizar testes do novo coronavírus (Covid-19).

Na Paraíba, as coletas continuam sendo encaminhadas para análise no Pará. O Laboratório Central de Saúde Pública da Paraíba (Lacen-PB) foi autorizado a realizar os exames nesta quinta (19), mas só deve começar a funcionar no início de abril.

A decisão da UFPB foi tomada durante reunião nesta sexta-feira (20), entre a Comissão de Enfrentamento ao Coronavírus da instituição e professores do Centro de Ciências da Saúde, do Centro de Ciências Médicas e da Escola Técnica de Saúde (ETS).

O presidente da comissão e diretor do CCS, professor Eduardo Sérgio, conta que a UFPB organizará os laboratórios e articula as parcerias com instituições e órgãos públicos, tais como Secretaria de Saúde do Estado da Paraíba e Prefeitura Municipal de João Pessoa. A gente está organizando e a quem a gente puder ajudar, vai ajudar”.

No momento, a UFPB está estruturando os espaços, analisando a capacidade produtiva das duas unidades, o pessoal disponível e a aquisição dos insumos necessários, tanto para a realização dos exames quanto para proteção dos especialistas. “Nós temos o aparelho, mas estamos viabilizando os kits com o Governo Federal”, explica Eduardo Sérgio.

A coleta de material, segundo o professor, será feita pelos órgãos de saúde e, nos laboratórios da UFPB, apenas os exames. “Estamos querendo contribuir com a sociedade, esse é o grande papel da UFPB, e não poderia ser diferente em um momento como este”.

A Comissão de Enfrentamento ao Coronavírus da UFPB informou, ainda, que qualquer professor e/ou servidor que queira colaborar com a equipe pode fazer contato por meio do telefone (83) 99981.4078.

Participaram da reunião, nesta sexta-feira (20), além do presidente da comissão, professor Eduardo Sérgio (CCM), e do diretor do CCS, João Euclides Braga, os docentes João Felipe, Marília Gabriela, Bruno Galvão, Wallace Felipe e Cristina Wide.

Ascom/UFPB