Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB promove 12ª Semana Nacional do Cérebro

UFPB promove 12ª Semana Nacional do Cérebro

publicado: 09/03/2023 08h57, última modificação: 09/03/2023 09h03
A programação principal será online, mas evento também terá ações presenciais em escolas de ensino fundamental e médio selecionadas

Entre os dias 13 e 19 de março, a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) promove atividades da 12ª Semana Nacional do Cérebro, uma iniciativa nacional da Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento (SBNeC), que na UFPB é realizada por mestrandos e doutorandos do Programa de Pós-Graduação em Neurociências cognitivas e comportamento (PPgNeC), do Departamento de Psicologia do Centro de Ciências Humanas, Letras e Arte (CCHLA).

O evento é gratuito, aberto ao público em geral, principalmente estudantes de ensino médio e da graduação. Para participar não será necessária a realização de inscrição, basta acompanhar a transmissão do evento pelo canal de YouTube do Programa de Pós-graduação.

A programação completa será publicada ao longo dos próximos dias no Instagram do PpgNeC, pelo qual os interessados poderão acompanhar as publicações e escolher participar das atividades com as que mais se identificarem.

A aluna de doutorado do PPgNeC e integrante da comissão organizadora, Elidianne Medeiros, destaca que o evento tem o objetivo de popularizar a divulgação científica sobre os estudos do cérebro, aproximando a comunidade de temas em neurociência que são desenvolvidos e pesquisados na UFPB, com uma linguagem mais acessível e elucidativa.

“Uma atividade interessante que realizamos na edição passada, e que pelo sucesso decidimos manter este ano, é o quadro “Pergunte a um neurocientista''. Consiste em uma live em que o público tira dúvidas e curiosidades de como é o universo da pesquisa em neuro. Os entrevistados são discentes da pós, usando sempre uma linguagem acessível a todos”, disse a doutoranda.

Em 2023, a organização do evento também desenvolverá ações com alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio de instituições públicas e privadas já selecionadas, bem como discentes que estão no início da sua graduação. Em uma escola no bairro de Mangabeira será tratado o tema “Você sabe como o seu cérebro atua para facilitar o reconhecimento de uma face?”, com apresentações para turmas do 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental, no dia 13 de março.

Já na UFPB haverá uma apresentação com prática de Mindfulness e de equipamentos utilizados para Estimulação Elétrica Transcraniana. Já em uma escola no bairro dos Bancários será debatido o tema resiliência, oportunidade em que os estudantes vão dialogar sobre como cultivar essa característica por meio de conhecimentos estabelecidos na ciência. Para isso serão explorados conceitos em neurobiologia do estresse e da resiliência.

Durante o período que antecede o evento, o público pode acompanhar na rede social do programa a publicação de peças de artes gráficas e infográficos informativos e curiosidades sobre a neurociência, bem como sobre os laboratórios vinculados ao PPgNEC e as pesquisas desenvolvidas.

O tema escolhido para a 12ª Semana Nacional do Cérebro foi “O Cultivo da Resiliência", considerando que prevalência global de ansiedade e depressão, que aumentou em 25% no primeiro ano da pandemia da Covid-19, conforme divulgado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Mas, de acordo com a organização do evento, a maioria da população parece ter preservado relativamente bem sua saúde mental, sobretudo os mais resilientes.

“Em um mundo que sofreu e ainda sofre os efeitos colaterais de uma pandemia, cabe à neurociência a tarefa de elucidar o que inibe e o que fomenta a resiliência, o que a poda e o que a deixa florescer, de modo a reiterar a divulgação científica como importante estratégia de desenvolvimento social”, explicou Elidianne Medeiros.

Sobre a semana:

A Semana Nacional do Cérebro (SNC) é uma iniciativa pautada na divulgação dos avanços e benefícios resultantes do estudo do cérebro promovida em todo o Brasil pela Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento (SBNeC). Anualmente, no mês de março, universidades, escolas, hospitais e outras organizações unem-se em um esforço coletivo de popularização dos conhecimentos oriundos das neurociências e incluem desde visitas guiadas a laboratórios, palestras e minicursos, oficinas, exibição de filmes e documentários comentados por neurocientistas, até exposições e brincadeiras interativas sobre o cérebro, a mente, ilusões, doenças etc.

Reportagem: Elidiane Poquiviqui do Nascimento
Imagem: PPgNec