Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB promove 16º edição do Festival do Japão na Paraíba

UFPB promove 16º edição do Festival do Japão na Paraíba

publicado: 15/09/2021 18h23, última modificação: 15/10/2021 14h22
Programação inclui palestras, oficinas, concursos e apresentações musicais

Foto: Divulgação

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por meio do Laboratório de Estudos Etnomusicológicos (Labeet) do Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA), realiza, nos dias 24 e 25 de setembro, o XVI Festival do Japão na Paraíba. Aberto à comunidade, o evento vai acontecer de forma online pelo YouTube. A programação inclui palestras, oficinas, concursos e apresentações musicais.

A edição deste ano ressalta o valor da diversão e do aprendizado das crianças em relação às artes tradicionais. Os músicos Kenia Muraoka, regente de coro e arte-educadora, e Rodrigo Bragança, instrumentista, participarão do evento. Além de artistas, outras atrações incluem oficinas com grupos de taiko (tambor), praticantes de kendama (brinquedo tradicional), intérpretes da cítara koto e da flauta shakuhachi.

Com o intuito de cultivar e promover a cultura japonesa, o Festival do Japão é uma iniciativa da Associação Cultural Brasil-Japão da Paraíba em parceria com os projetos de extensão do Labeet, coordenado pelos professores Alice Lumi Satomi e Paulo Cardoso, do Departamento de Música do CCTA. O projeto ainda conta com o apoio da Associação de Docentes (ADUFPB), da Fundação Japão e do Consulado Geral do Japão no Recife.

“A universidade - como lugar de produção e troca de conhecimentos científicos - cumpre o papel de extensão, ensino e pesquisa ao promover atividades culturais desse tipo, que conciliam o compartilhamento de saberes científicos e populares. No caso do Festival do Japão, é sobre dar visibilidade a uma cultura que também guarda traumas diaspóricos, mas explica seus momentos de interação e contribuição com a cultura de acolhimento”, comentou a coordenadora do projeto, Profa. Alice Lumi.

A presença desses instrumentos tradicionais no Brasil e Estados Unidos é tema de encerramento do I Colóquio Internacional Cantos das Cidades: aldeias sonoras e translocalidades. O colóquio se funde ao Festival, no dia 24, contemplando palestras e mesas redondas com estudiosos do Japão, Portugal, Moçambique, Estados Unidos, São Paulo e Rio de Janeiro.

Para receber certificados, os participantes devem se inscrever gratuitamente pelo Google Forms. A programação completa e outras informações estão disponíveis no Instagram do Labeet.

Reportagem: Mariani Idalino
Edição: Aline Lins