Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB promove 9ª edição da Bit.Week 2021 totalmente online e com transmissão em 3D

publicado: 01/12/2021 14h07, última modificação: 01/12/2021 14h08
Evento acontecerá no período de 06 a 10 de dezembro

Foto: Angélica Gouveia

Estudantes do Departamento de Mídias Digitais (DEMID) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) realizarão, no período de 06 a 10 de dezembro, no horário das 14h às 18h, a 9ª edição da Bit.Week, evento acadêmico e sem fins lucrativos que, neste ano, em razão da pandemia da Covid-19, será totalmente online. As inscrições estão abertas ao público em geral e podem ser feitas gratuitamente pelo site do evento.

A Bit.Week acontecerá por meio da plataforma Mozilla Hubs, um ambiente de realidade virtual 3D, e da ferramenta Discord, servidor com salas de vídeo e texto para interação instantânea.

O evento é promovido pelo Curso de Comunicação em Mídias Digitais da UFPB e reúne profissionais e estudantes interessados em adquirir e compartilhar conhecimentos por meio de palestras, mesas-redondas e workshops gratuitos.

Promovida desde 2013, o principal objetivo da Bit.Week é apresentar o potencial das novas mídias na comunicação e suas aplicações tanto no mercado de trabalho como na comunidade, priorizando a redução das distâncias entre as pessoas e o conhecimento produzido na Universidade.

Nesta edição 2021, o evento foi adaptado para o virtual, com transmissão em um ambiente 3D no Mozilla Hubs. A produção da Bit.Week construiu, nessa plataforma de realidade virtual, uma réplica 3D minuciosa do edifício em que o evento aconteceria de maneira presencial.

"Uma das características dessa edição da Bit.Week é uma mudança do formato de conferência virtual. A equipe passou um bom tempo estudando, validando e aprimorando formas diferentes de interação no virtual. O modelo de live como tivemos que aprender se tornou monótono. Não que ele não funcione, mas não é a única forma. Portanto, trouxemos na edição desse ano experimentos para comunicação em digital”, explicou o Prof. Cleber Morais, membro da Coordenação da Bit.Week 2021 e docente do Curso de Comunicação em Mídias Digitais.

Segundo ele, esses experimentos complementam a forma que o evento acontece, adicionando mais interatividade. Elementos como identidade da localidade, interação entre os participantes e espacialidade criam novas dinâmicas para o evento. “O evento cria uma interface com as partes boas e positivas do modelo tradicional com um modelo plenamente digital”, disse o docente.

No Mozilla Hubs, o usuário é representado por meio de um avatar, que pode ser personalizado e, com ele, é possível se deslocar pelas áreas externa e interna do prédio, participar das atividades propostas, conversar com outros indivíduos e assistir ao conteúdo ofertado — tudo isso sem a necessidade de instalar aplicativos ou adquirir aparelhos de realidade virtual.

O evento tem sustentação nas chamadas Ações Bit., que representam, ao todo, 12 práticas criadas para o lastreamento das demandas sociais e científicas das áreas de Comunicação e Tecnologia. Para esta edição, os organizadores escolheram executar seis delas:

Bit.Feira - encontro de produção e economia solidária;

Bit.Mov - mostra não competitiva de produções audiovisuais;

Bit.Music - curadoria/distribuição de músicas em playlists colaborativas;

Bit.Play - dinâmica que consiste na realização de missões com o objetivo de conquistar um prêmio ao final da semana;

Bit.Radio - que funcionará como um podcast pós-evento;

Bit.Spotted - ponto de interação que surge nos moldes de uma central de atendimento para receber e divulgar as mensagens e declarações criativas (e amorosas) dos inscritos.

programação completa está disponível para consulta no site do evento e em suas redes sociais [@bitweek]. Já o e-mail para contato écontato@bitweek.com.br .

Reportagem: Aline Lins
Foto: Angélica Gouveia