Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB promove 10ª Semana Nacional do Cérebro

UFPB promove 10ª Semana Nacional do Cérebro

publicado: 11/03/2021 17h44, última modificação: 12/03/2021 11h22
Evento, que acontece nos dias 18 e 19, é gratuito e aberto ao público

O Programa de Pós-Graduação em Neurociência Cognitiva e Comportamento (PPGNeC), do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), realiza, nos dias 18 e 19 de março, a 10ª Semana Nacional do Cérebro. O evento é gratuito, aberto ao público e será transmitido por meio de canal no YouTube.

Durante a programação, serão realizadas palestras, debates, podcasts e será aberto espaço para perguntas e respostas. Além disso, de 15 a 22 de março, serão apresentados conteúdos nas redes sociais, como infográficos de pesquisas realizadas, tanto em nível nacional como internacional.

De acordo com Geórgia Luana, mestranda em Psicologia, do PPGNeC da UFPB, o evento tem como objetivo a popularização da ciência. “Queremos contribuir para a divulgação científica, de modo que o conhecimento sobre o cérebro humano chegue aos mais diversos públicos, ultrapassando os muros de nossa Universidade”, destacou.

Semana Nacional do Cérebro (SNC) é uma iniciativa pautada na divulgação dos avanços e benefícios do estudo do cérebro promovido em todo o Brasil.

Durante o mês de março, universidades, escolas, hospitais e outras organizações, incluindo agências do governo, unem-se durante uma semana para realizar um esforço coletivo de popularização das neurociências. O tema escolhido para esse ano foi a “Natureza e o Cérebro”.

Segundo Flávio Freitas, coordenador do PPGNeC, o evento é importante para aproximar neurocientistas e o público em geral. “Toda a sociedade, através dos impostos e políticas públicas, investem nesse conhecimento gerado em laboratório de neurociência em todo o mundo. Portanto, divulgar é fundamental nessa aproximação”, asseverou.

O PPGNeC tem atuado nos últimos anos no esforço de explicar como esse órgão funciona, como ele gera emoções, memórias e pensamentos. “O que acontece com nosso cérebro e mente quando envelhecemos? Qual o efeito do café no nosso cérebro? Todas essas e muitas outras perguntas instigam não apenas os cientistas mas todos nós”, comentou Flávio Freitas.

Para acompanhar toda a programação e suas atividades basta seguir os perfis no Instagram: @ppgnec e @ccnec. Mais informações também podem ser obtidas por meio do endereço de e-mail: semanadocerebroufpb@gmail.com.

Reportagem: Carlos Germano
Edição: Aline Lins