Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB promove a 14° edição do Festival do Japão na Paraíba
conteúdo

Notícias

UFPB promove a 14° edição do Festival do Japão na Paraíba

Evento contará com workshops, filmes, oficinas e apresentações musicais
publicado: 04/09/2019 18h42, última modificação: 04/09/2019 18h42
Programação ocorrerá na UFPB e na Usina Cultural Energisa. Crédito: Divulgação

Programação ocorrerá na UFPB e na Usina Cultural Energisa. Crédito: Divulgação

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) realizará o XIV Festival do Japão na Paraíba, com o tema Conexões Nativas. O evento acontecerá de 17 a 20 de setembro, no Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA), no campus I, e nos dias 21 e 22, na Usina Cultural Energisa, em João Pessoa. 

Com o objetivo de cultivar e de promover a cultura japonesa, haverá workshops, filmes, palestras, oficinas e apresentações musicais. Serão destaques as exposições de artefatos Ainu e Okinawa, trazidos pelo Consulado Geral do Japão no Recife, e atrações musicais vindas de São Paulo, que abriga maior parte da comunidade japonesa no país.

O espetáculo “Murá [aldeia]” integra cantigas tradicionais japonesas e seus arquétipos à cultura brasileira contemporânea. Já o show “O mundo é um”, de Victor Kinjo, compositor e cientista social, com participação do músico e ator Eduardo Colombo, apresentará o universo transcultural com canções do seu primeiro disco.

Ocorrerá também o lançamento do livro Cultura japonesa: conexões, expressões e memória, com artigos produzidos na UFPB sobre Kyudô, arte marcial japonesa do tiro com arco. Segundo a organização, o tema Conexões Nativas veio da pesquisa de Sônia B. de Sá, que aproxima a cultura dos arqueiros entre japoneses e potiguaras e da preocupação do devir indígena de Victor Kinjô com sua cultura ancestral “uchinanchu [okinawana]”.

O evento marcará os 15 anos da Associação Cultural Brasil-Japão na Paraíba (ACBJ-PB). A programação completa e outras informações estão disponíveis no site da associação.

Ascom/UFPB