Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB promove ação alusiva ao "Dezembro Vermelho"

UFPB promove ação alusiva ao "Dezembro Vermelho"

publicado: 30/11/2022 15h35, última modificação: 30/11/2022 15h44
Programação inclui testagem para HIV e aplicação de várias vacinas para adultos

Foto: Angélica Gouveia

O Centro de Referência em Atenção à Saúde (CRAS), o Centro Profissional e Tecnológico Escola Técnica de Saúde (CPT-ETS), a Pró-Reitoria de Assistência e Promoção ao Estudante (Prape) e a Coordenação de Qualidade de Vida, Saúde e Segurança do Trabalho da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (CQVSST/Progep) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em parceria, promoverão, a partir das 8h desta quinta-feira (1º) e durante a manhã da sexta-feira (2), um evento alusivo ao "Dezembro Vermelho", com o intuito de chamar a atenção para a prevenção, a assistência e a proteção dos direitos das pessoas infectadas com o HIV.

A iniciativa constitui-se em um conjunto de atividades relacionadas ao enfrentamento ao HIV/Aids e às demais ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis), em consonância com os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), de modo integrado em toda a administração pública, com entidades da sociedade civil organizada e organismos internacionais.

Após a abertura do evento, no auditório do CPT-ETS, acontecerá a palestra "Viver, conviver e prevenir HIV/Aids: dimensões sociais de uma epidemia", e na sequência, às 10h, haverá a palestra "ISTs e o diagnóstico oral". Já na sexta-feira (2), no CRAS Clínico (área dos containers), haverá testagem para HIV (levar documento de identidade, CPF e cartão do SUS) e aplicação de várias vacinas para adultos (levar cartão de vacina).

O tema deste ano, “Equidade Já”, é um chamado para que cada pessoa, organização, instituição e governos se sintam encorajadas a se contrapor às desigualdades sociais que são uma barreira aos avanços para acabar com a AIDS como ameaça à saúde pública até 2030.

Como extensão ao Dia Mundial da AIDS, A Campanha Dezembro Vermelho foi instituída no Brasil pela Lei nº 13.504/2017 como forma de gerar mobilização nacional na luta contra o vírus HIV, a Aids e outras ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis).

A ideia é proporcionar à comunidade universitária uma manhã de palestras e uma manhã de ações de prevenção visando contribuir para a maior conscientização sobre o tema, o impacto do HIV na vida das pessoas e a importância das medidas de prevenção, assistência, proteção e promoção dos direitos das pessoas infectadas com o vírus HIV.

As inscrições podem ser realizadas por meio do endereço eletrônico https://sigeventos.ufpb.br/eventos

Reportagem: Ascom UFPB com informações do CRAS/UFPB
Foto: Angélica Gouveia