Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB promove ação para reforçar a importância da doação de órgãos
conteúdo

Notícias

UFPB promove ação para reforçar a importância da doação de órgãos

publicado: 27/09/2022 13h27, última modificação: 27/09/2022 13h27
Palestra busca trazer atenção à campanha Setembro Verde

Foto: Oriel Farias

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por meio da Escola Técnica de Saúde (ETS/UFPB) e da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep), em parceria com o Centro de Referência em Atenção à Saúde (CRAS/UFPB), promoverá, na próxima quarta-feira (28), uma palestra sobre doação de órgãos.

A ação busca contribuir com a conscientização sobre a importância da doação de órgãos e tecidos humanos. O evento será aberto a toda comunidade acadêmica e podem participar alunos, professores e servidores. A palestra terá início às 9h30, no Auditório da ETS. 

Para garantir a participação no evento, o interessado deverá se cadastrar previamente na página pública do evento, por meio do Sistema Integrado de Gestão de Eventos - SIGEventos (https://sigeventos.ufpb.br/eventos/public/evento/setembroverde). Ouvintes poderão participar sem que seja necessário realizar inscrição. 

Estarão presentes no diálogo a chefe do Núcleo de Estratégias da Central de Transplante da Paraíba, Rafaela Dias, e a coordenadora da Organização de Procura de Órgãos (OPO), Kallyne Fernanda. 

As dirigentes da ETS e do CRAS, respectivamente, as professoras Maria Soraya Pereira e Simone Helena Oliveira, e o representante da Coordenação de Qualidade de Vida, Saúde e Segurança do Trabalho (CQVSST) da Progep, Franklin Eduardo dos Santos, também irão comparecer ao evento. 

Foram convidados a compor a mesa o Reitor da UFPB, Prof. Valdiney Gouveia, a Vice-reitora, Profa. Liana Filgueira, e a Pró-reitora da Progep, Profa. Rita de Cássia. 

O coordenador da CQVSST, Franklin Eduardo dos Santos, destaca que o setembro verde é uma campanha que ocorre uma vez ao ano, por isso é fundamental realizar a divulgação da importância desse ato de amor ao próximo. “É muito importante conscientizar as pessoas de que o nosso corpo é material aqui, uma hora ele acaba. Mas, apesar disso, ele ainda pode ajudar outras pessoas que estão precisando e que ainda estão vivas”, disse Franklin. 

A campanha Setembro Verde é nacional, instituída pelo Ministério da Saúde (MS) pela lei nº 11.584, em 2007, a fim de sensibilizar a população sobre a importância da doação de órgãos. A cor verde foi escolhida representando a esperança, tornando-se o símbolo deste tipo de doação.

O Brasil tem o maior programa público de transplante de órgãos, tecidos e células do mundo e o Sistema Único de Saúde (SUS) é responsável pelo financiamento de cerca de 95% dos transplantes no país.

* * *
Reportagem: Mellody Oliveira
Edição: Aline Lins
Foto: Oriel Farias