Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB promove ações de enfrentamento à violência no ambiente educacional

UFPB promove ações de enfrentamento à violência no ambiente educacional

publicado: 18/04/2023 12h39, última modificação: 18/04/2023 12h40
Iniciativa está alinhada a proposta do MPF de estabelecer canal de diálogo entre as instituições

Foto: Angélica Gouveia

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) está promovendo ações de enfrentamento à violência no ambiente educacional. A iniciativa está alinhada ao que foi discutido em reunião organizada pelo Ministério Público Federal (MPF) no último dia 17 de abril, presidida pela procuradora federal Janaína Andrade, procuradora regional dos Direitos do Cidadão, que estabeleceu um canal de diálogo entre as instituições.

O intuito da ação é fomentar, no ambiente escolar, uma cultura da paz e do diálogo com os pais, familiares dos alunos e toda comunidade acadêmica. Entre os participantes da reunião estavam a Vice-reitora da UFPB, professora Liana Filgueira, a Reitoria do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Mary Roberta Marinho, e sua equipe, e a Vice-Procuradora-Chefe do Ministério Público do Trabalho na Paraíba (MPT), Marcela Asfora.

Dentro dessas iniciativas de enfrentamento à violência no ambiente escolar, a UFPB sediou, nesta terça-feira (18), o seminário “Superando a violência, construindo a cultura de paz”. O evento recebe representantes do Governo do Estado, da Prefeitura Municipal de João Pessoa, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) e da UFPB para debater a violência no ambiente escolar.

As atividades aconteceram, nesta manhã, no Auditório do Centro de Educação (CE) da UFPB, com o intuito de divulgar as iniciativas de enfrentamento à violência no âmbito da educação básica, técnica e superior.

A UFPB disponibiliza a toda a comunidade acadêmica o número de telefone da Superintendência de Segurança Institucional (SSI), para denúncias de eventuais ações de violência no ambiente acadêmico: 83 3216-7120.

No âmbito do Ministério Público Estadual da Paraíba (MPPB), foi criado um canal exclusivo  para o recebimento de denúncias relacionadas à violência contra as escolas: escolasegura@mp.pb.mp.br.

No Ministério da Justiça, também existe a plataforma https://www.gov.br/mj/pt-br/escolasegura .

A UFPB reitera seu compromisso com a cultura de paz e não-violência.

Reportagem: Aline Lins
Foto: Angélica Gouveia