Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB promove bate-papo com elenco da peça “Vau da Sarapalha”

UFPB promove bate-papo com elenco da peça “Vau da Sarapalha”

publicado: 17/08/2021 18h30, última modificação: 17/08/2021 18h35
Inscrições podem ser feitas até esta quinta-feira, pelo SIGEventos

Foto: Divulgação

O elenco da peça “Vau da Sarapalha”, dirigida por Luiz Carlos Vasconcelos, participa de live promovida pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), nesta sexta-feira (20), às 18h30. O bate-papo é organizado pelo Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias (CCHSA), do Campus III, em Bananeiras, no Brejo paraibano. As inscrições podem ser realizadas pelo Sistema Integrado de Gestão de Eventos (SIGEventos).

A transmissão ocorrerá via Google Meet e vai contar com a presença dos artistas Escurinho (sonoplastia/produção musical), Nanego Lira (interpreta o Primo Argemiro), Everaldo Pontes (interpreta o Primo Ribeiro), Servilio Gomes (interpreta o cachorro Perdigueiro Jiló) e Soia Lira (interpreta a Negra Ceição).Todo o diálogo será intermediado pelos professores Jucinaldo Herculano Pereira, do Programa de Pós-graduação em Computação, Comunicação e Artes (PPGCCA), e Fábio de Sousa Dantas, do Departamento de Ciências Básicas e Sociais (DCBS).

Segundo o professor Fábio Dantas, o objetivo do encontro é articular alguns pontos do processo de criação literário/artístico, que passa do texto original “Sarapalha” (Conto de Sagarana), de Guimarães Rosa, à montagem da peça Vau da Sarapalha, até o trabalho laboratorial dos atores, na construção cênica de seus personagens.

“Esperamos que seja uma proveitosa conversa, com muita espontaneidade crítica e reflexão acerca da imensurável contribuição que estes artistas levaram para a dramaturgia paraibana e nacional”, destacou Fábio.

O professor Jucinaldo Herculano comentou sobre a importância do apoio que a Universidade vem oferecendo. “É fundamental que a UFPB, como uma instituição pública, que congrega um dos principais redutos intelectuais de nosso Estado, viabilize divulgação e apoio para que eventos como este se fortaleçam”, disse.

Com o elenco da Companhia Paraibana de Teatro Piollin, o espetáculo “Vau da Sarapalha” teve sua primeira turnê em meados de 1992 e é consagrado pelos inúmeros prêmios e participações em festivais internacionais.

O “Teatro Piollin” é uma escola de dramaturgia paraibana, que desenvolve projetos com crianças, jovens e públicos de todas as idades, desde os fins da década de 1970, e que já revelou inúmeros atores para o Brasil inteiro.

Reportagem: Mariani Idalino e Carlos Germano
Edição: Aline Lins