Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB promove encontro científico em comemoração ao Dia do Arquivista
conteúdo

Notícias

UFPB promove encontro científico em comemoração ao Dia do Arquivista

publicado: 19/10/2021 18h12, última modificação: 19/10/2021 18h14
Evento online acontece nesta quarta (20) e quinta-feira (21) pelo YouTube

Foto: Angélica Gouveia

O Departamento de Ciência da Informação (DCI) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) realiza, nesta quarta (20) e quinta-feira (21), o Encontro Científico em Comemoração ao Dia do Arquivista. O evento, que acontecerá de forma online e gratuita, vai promover quatro mesas redondas com a participação de diferentes estudiosos da área de arquivologia. 

A programação inicia nesta quarta (20), às 10h, com a mesa “Classificação do Arquivo Eleitoral do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TRE-PB)”, mediada por Gabriela Garcia, chefe da Seção de Documentação do TRE-PB. Com transmissão no canal do YouTube do TRE-PB, a mesa redonda será formada pelas professoras Laura Helena Baracuhy, Maria Lucia Marques e Irene Rodrigues Fernandes. 

Às 16h30, o tema da discussão será “Pesquisa em Arquivologia”, com mediação da historiadora Lúcia Guerra. A mesa, transmitida pelo canal Projeto Sesa Online, vai contar com a participação de líderes de grupos de estudos da arquivologia, que inclui o Grupo de Estudos e Pesquisa em Cultura, Informação, Memória e Patrimônio (Gecimp), o Grupo de Estudos e Pesquisa em Epistemologia Arquivística (Gepe-Arq), Estudos Arquivísticos em Documentos e Registros Digitais (EADRD) e o Grupo de Pesquisa Arquivologia e Sociedade. 

Também vai acontecer o lançamento do site "Pesquisas Arquivísticas Brasileiras". O projeto é coordenado pelas professoras Maria Meriane Rocha e Adelaide Helena Casimiro, do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da UFPB. 

Para concluir o dia, o canal Grupo de Estudos Arquivísticos vai transmitir, às 19h30, a mesa redonda sobre “A Lei de Arquivo em Análise”. Mediada pelo Dr. Josemar Henrique, a mesa é formada por Izabela Malug e os representantes do Conselho Nacional de Arquivos (Conarq), Dr. Luiz Eduardo e Dr. Vanderlei Batista. 

Na quinta-feira (21), a programação será finalizada, às 19h, com a mesa redonda “Extensão e Arquivologia”, em que serão apresentados relatos de experiências de extensionistas dos cursos de arquivologia da UFPB e da Universidade Estadual da Paraíba. A mesa será mediada pela Profª Ana Cláudia Córdula, do CCSA da UFPB, e transmitida pelo canal Arquivologia Remota UFPB.

***
Reportagem: Mariani Idalino
Edição: Aline Lins
Foto: Angélica Gouveia