Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB promove I Simpósio de Passinho Brega-Funk

UFPB promove I Simpósio de Passinho Brega-Funk

Coreografias de dançarinos do bairro Mangabeira 7 disputarão voto do público
publicado: 03/09/2019 18h24, última modificação: 03/09/2019 18h24
Evento tem o objetivo de aproximar periferia e universidade. Crédito: Lucas Cheste/Divulgação

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) promoverá o I Simpósio de Passinho Brega-Funk nesta quinta-feira (5), a partir das 8h, no Prédio Abacatão do Departamento de Artes Cênicas, nos campus I, em João Pessoa. Inscrições devem ser realizadas por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa).

O evento tem o intuito de dar visibilidade a este movimento artístico produzido na periferia do Recife, com repercussão em João Pessoa, sobretudo no bairro da Mangabeira 7, e debater estratégias de produção cultural e de economia criativa.

No encontro, dançarinos e fundadores do evento cultural “Batalha do Passinho M7” e dos integrantes do grupo de dança “A Tropa M7”, do bairro da Mangabeira 7, em João Pessoa, disputarão o voto do público sobre quem mais se destacou nas coreografias.

Além disso, compartilharão suas experiências com o grupo de pesquisa da UFPB “Brega, Festas Populares e Comunidade”, coordenado pelo professor Elthon Fernandes.

“Estes dançarinos se tornaram, nos últimos meses, importantes agentes de transformação cultural em Mangabeira. Resolvemos criar o simpósio para estabelecer um espaço de reflexão científica, apresentação artística e atividade formativa”, explica Fernandes.

Atualmente, o grupo de pesquisa conta com estudantes e professores da Paraíba, Pernambuco, Bahia e Rondônia. O simpósio é uma iniciativa do Edital Fluxo Contínuo de Extensão (Fluex) deste ano, responsável por viabilizar atividades comunitárias no âmbito da UFPB. Outras informações sobre o simpósio no perfil da organização no Instagram.

Ascom/UFPB