Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB promove minicursos sobre pesquisa e análise de dados a partir das bases de dados do Ipea
conteúdo

Notícias

UFPB promove minicursos sobre pesquisa e análise de dados a partir das bases de dados do Ipea

publicado: 17/08/2021 18h18, última modificação: 17/08/2021 18h24
Inscrições estão abertas até 28 de agosto

Foto: Angélica Gouveia

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por meio do Departamento de Economia do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), abriu inscrições para dois minicursos destinados à comunidade acadêmica e para o público externo. Os minicursos são Panorama das Bases de Dados e Publicações do Instituto de Economia Aplicada (Ipea) e Uso de Microdados para Pesquisas Acadêmicas. As inscrições estão abertas até 28 de agosto de 2021.

Os dois minicursos são organizados pelo Grupo de Assessoria, Planejamento e Pesquisa Econômico (GAPPE) do Departamento de Economia em parceria com a coordenação do Curso de Economia. Os eventos têm inscrições independentes e conteúdos sequenciais. Para o público acadêmico da UFPB, as atividades podem ser aproveitadas para complementação da carga horária do curso.

Os interessados devem se inscrever pelo Sistema Integrado de Gestão de Eventos - SIGEventos (https://sigeventos.ufpb.br). Para o minicurso Uso de Microdados para Pesquisas Acadêmicas, é preciso possui alguma familiaridade com dados, pois será utilizado software de aplicativo estatístico R.

Se for o primeiro acesso, o candidato deve fazer o cadastro nesse sistema. Depois, deve procurar a opção Inscrições (novas inscrições), buscando pelo nome dos eventos.

Para mais informações, o e-mail do GAPPE é o seguinte: gappe1.ufpb@gmail.com.

Confira os detalhes de cada minicurso:

Panorama das Bases de Dados e Publicações do Ipea

Data do Evento: 24 de agosto de 2021, das 9h às 12h

Período de inscrição: até 28 de agosto de 2021

Ministrante: Pedro Jorge Holanda Alves (Bolsista de Pesquisa do IPEA e CODEPLAN-UFPB). Mestre em Economia UFPB. Doutorando UCP-DF

Inscrições: SIGEventos (https://sigeventos.ufpb.br)

Uso de Microdados para Pesquisas Acadêmicas

Data do Evento: 25 a 27 de agosto de 2021, das 9h às 12h

Carga horária (9 horas)

Período de inscrição: até 28 de agosto de 2021

Ministrante: Pedro Jorge Holanda Alves (Bolsista de Pesquisa do IPEA e CODEPLAN-UFPB). Mestre Economia UFPB. Doutorando UCB-DF.

Inscrições: SIGEventos (https://sigeventos.ufpb.br).

* * *
Reportagem: Ascom/UFPB
Edição: Aline Lins
Foto: Angélica Gouveia