Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB promove Renewable Innovation Day no próximo dia 10
conteúdo

Notícias

UFPB promove Renewable Innovation Day no próximo dia 10

publicado: 03/12/2021 19h03, última modificação: 10/12/2021 15h37
Evento marca aniversário de 10 anos do Cear/UFPB

Foto: Angélica Gouveia

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por meio do Centro de Energias Alternativas e Renováveis (Cear), realiza, às 9h do próximo dia 10, no auditório da Reitoria, o Renewable Innovation Day, em comemoração ao aniversário de 10 anos do Cear. Realizado em parceria com a empresa tecnológica Huawei, o evento será presencial, com transmissão online pelo canal da TV UFPB no YouTube.

Estarão presentes o Reitor da UFPB, Prof. Valdiney Gouveia, o Diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica, Dr. André Pepitone, o diretor do Centro de Energias Alternativas e Renováveis - Cear, Prof. Euler Macedo, representantes da Huawei, multinacional de equipamentos para redes e telecomunicações, e do Grupo Rio Alto, empresa especialista em geração de energia renovável com foco em usinas fotovoltaicas.

Na solenidade acontecerá a assinatura de um Memorando de Entendimentos entre a UFPB, Grupo Rio Alto e Huawei do Brasil. O Memorando antecede a assinatura do termo de cooperação, que prevê ações conjuntas em áreas relacionadas a energias renováveis, com destaque para energia solar, Inteligência Artificial (IA), tecnologias 5G e Cloud Computing.

No evento também haverá a assinatura do credenciamento do Cear/UFPB como uma unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii). Segundo o Prof. Euler, o Centro vai ter, em termos práticos, um horizonte de 3 anos de investimento de R$ 6,5 milhões na realização de pesquisas junto a empresas industriais.

Para o diretor do Cear, o credenciamento do Centro como unidade Embrapii significa o reconhecimento de sua excelência no desenvolvimento de pesquisas aplicadas em parceria com empresas do setor privado, em especial o industrial.

A relação da UFPB com a Huawei surgiu em 2020, quando a Universidade se tornou uma Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação (ICT) credenciada. Em 2021, a Huawei criou o segmento Digital Power, no qual a tecnologia da energia solar entra em foco, assim como, as contribuições técnico-científicas do Cear da UFPB.

“Para que tenhamos a formação dos melhores engenheiros e engenheiras, faz-se necessária a realização e o mantimento de parcerias com o setor produtivo, em especial com uma gigante da tecnologia mundial, como é o caso da Huawei. O evento revela o protagonismo da UFPB no segmento de energias renováveis”, pontuou o Prof. Euler, que foi responsável por realizar o primeiro contato da UFPB com a Huawei.

No evento, serão apresentados alguns dos resultados obtidos no curso de capacitação em Inteligência Artificial promovido pela UFPB em conjunto com a Huawei, e mais dois projetos relativos ao estudo de armazenamento e otimização da geração de energia elétrica com a utilização de inteligência artificial, que estão previstos para serem iniciados ainda em 2021.

* * *
Reportagem: Mariani Idalino
Edição: Aline Lins
Foto: Angélica Gouveia