Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB promove saúde dos servidores com ações virtuais

UFPB promove saúde dos servidores com ações virtuais

Apoio psicológico, orientação nutricional e práticas de relaxamento são uns dos serviços
publicado: 14/05/2020 15h59, última modificação: 14/05/2020 15h59
Iniciativa visa combater os efeitos do distanciamento social. Atividades estão sendo divulgadas no site e redes sociais da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progep) e da UFPB. Foto: Angélica Gouveia

A Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progep) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), através da Coordenação de Qualidade de Vida, Saúde e Segurança do Trabalho, elaborou um conjunto de ações que serão oferecidas virtualmente, com o intuito de contribuir para o bem-estar, saúde e qualidade de vida dos servidores técnico-administrativos e docentes dos quatro campi da instituição.

A iniciativa visa combater os efeitos do distanciamento social decorrentes da pandemia da Covid-19, principalmente os impactos sobre a saúde mental. Entre as ações, estão apoio psicológico, orientações nutricionais e práticas por meio de plataformas on-line, tais como a de relaxamento.

As ações da Progep serão executadas pela equipe multiprofissional da Divisão de Qualidade de Vida e Saúde e envolvem também a exposição de vídeos motivacionais e de textos informativos no site e nas redes sociais da Progep e pelo e-mail dos servidores.

Também serão oferecidas capacitações aos servidores com foco na qualidade de vida, fruto do trabalho conjunto entre a Coordenação de Qualidade de Vida, Saúde e Segurança do Trabalho e a Divisão de Educação e Capacitação Profissional, sob responsabilidade, respectivamente, de Izabel Vasconcelos e Renata Benedito.

As orientações sobre como se inscrever e participar das atividades serão divulgadas durante este mês de maio, no site e nos perfis da Progep no Facebook e no Instagram. De acordo com Izabel Vasconcelos, a primeira turma de práticas de relaxamento teve uma demanda elevada, de 50 pessoas, com início das aulas nesta quarta-feira (13).

Segundo a gestora, devido à grande procura, serão abertas novas turmas. Os interessados devem enviar solicitação através do e-mail promosqv@progep.ufpb.br. A atividade é realizada toda quarta-feira, por meio de videoconferência.

Já os interessados em obter apoio psicológico devem entrar em contato com a equipe de psicologia, através do correio eletrônico psicoapoio@gmail.com. No e-mail, é preciso informar nome completo, matrícula, setor e número de telefone.

O planejamento das ações também está levando em consideração as demandas dos servidores e docentes, tais como palestras, inclusive da área de psiquiatria; orientações sobre teletrabalho, sobretudo de mães com crianças em idade pré-escolar; e dicas para servidores que estão na linha de frente no combate à pandemia, principalmente  para quem atua no Hospital Universitário Lauro Wanderley, no campus I, em João Pessoa.

“Já chegou demanda de setor pedindo palestra específica, roda de conversa com a participação dos servidores. Tudo isso está sendo analisado”, adianta Izabel Vasconcelos. Outras informações  podem ser obtidas através do e-mail promosqv@progep.ufpb.br.

Reportagem: Aline Lins | Edição: Pedro Paz
Ascom/UFPB