Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB promove Simpósio sobre uso racional de medicamentos nesta sexta (5)
conteúdo

Notícias

UFPB promove Simpósio sobre uso racional de medicamentos nesta sexta (5)

publicado: 03/05/2023 18h25, última modificação: 03/05/2023 18h25
Palestrantes também vão apresentar informações sobre o descarte adequado de medicamentos e a automedicação

Foto: Pexels/Pixabay

Nesta sexta-feira (5), a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) promove, no Auditório da Reitoria, o I Simpósio sobre o Uso Racional de Medicamentos. O evento é uma iniciativa do Centro de Informação de Medicamentos (CIM) da UFPB para lembrar o Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos, celebrado todos os anos no dia 05 de maio. 

Na programação do Simpósio, está prevista também uma campanha educativa em saúde no sábado (6), no Parque Solon de Lucena, centro de João Pessoa. Nesta ação, os professores, extensionistas e participantes do ciclo de palestras vão interagir com a população, conversando sobre automedicação, descarte correto e outros temas que envolvem o uso de medicamentos.

Conforme a professora Eloiza Campana, do Departamento de Ciências Farmacêuticas, do Centro de Ciências da Saúde (CCS/UFPB), o evento está com as inscrições esgotadas. A expectativa é reunir mais de 250 pessoas no Auditório da Reitoria para chamar atenção ao tema e capacitar estudantes e profissionais da área da saúde. 

“O uso irracional ou inadequado de medicamentos é um dos maiores problemas em nível mundial. O objetivo é permitir que todos entendam que medicamentos podem causar danos e precisam ser usados de maneira consciente a fim de melhorar a qualidade de vida da população e reduzir gastos em saúde”, diz a professora. 

As atividades do Simpósio iniciam-se às 7h30, com o credenciamento. Às 8h, será formada a mesa de abertura que contará, entre outros convidados, com a presença do Reitor da UFPB, Prof. Valdiney Gouveia, e do professor Tarcísio Palhano (UFRN), responsável pelo estabelecimento da Farmácia Clínica no Brasil. 

Em seguida, às 9h, acontece a palestra ‘O uso e o descarte corretos de medicamentos’, ministrada pela Dra. Josélia Frade, do Conselho Federal de Farmácia (CFF). Já às 11h, o professor Wellington Barros, da Universidade Federal de Sergipe (UFS), discute sobre ‘Medicalização da vida e automedicação’. 

A programação segue durante a tarde com as palestras de Adryela Luz, do Conselho Regional de Farmácia de São Paulo (CRF-SP), sobre resistência bacteriana e seus impactos contemporâneos e futuros, às 14h30, e de Leandro Medeiros, da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap/PE), que vai discorrer sobre o uso incorreto de suplementos a partir das 16h30. O encerramento do Simpósio está programado para as 18h. 

Confira abaixo a programação completa do Simpósio:

05/05/2023 – 7h30: Credenciamento

05/05/2023 – 8h: Abertura (Dr. Gabriel Freitas/UFPB)

05/05/2023 – 9h-10h30: O Uso e o Descarte corretos de Medicamentos (Dra. Josélia Frade/CFF)

05/05/2023 – 11h-12h30: Medicalização da vida e Automedicação (Dr. Wellington Barros/UFS)

05/05/2023 – 14h30-16h: A Resistência bacteriana e seus impactos contemporâneos e futuros (Dra. Adryela Luz/CRF-SP)

05/05/2023 – 16h30-18h: Uso incorreto de Suplementos (Dr. Leandro Medeiros/UNICAP-PE)

06/05/2023 – 8h-13h: Campanha de Educação em Saúde no Centro da cidade/Parque Sólon de Lucena

* * *
Reportagem: Vinícius Vieira
Edição: Aline Lins
Foto: Pexels/Pixabay
Ascom/UFPB