Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB promove simpósio virtual sobre nefrologia na atenção primária

UFPB promove simpósio virtual sobre nefrologia na atenção primária

publicado: 23/02/2021 10h29, última modificação: 23/02/2021 10h29
Inscrições para evento devem ser efetuadas de 24 de fevereiro a 10 de março

Foto: Angélica Gouveia

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) vai realizar, nos dias 12 e 13 de março, o I Simpósio Paraibano de Nefrologia na Atenção Primária. O evento é gratuito e ocorrerá no formato virtual, com transmissão ao vivo pelo YouTube. Os interessados podem se inscrever no período de 24 de fevereiro a 10 de março, pela plataforma SigEventos.

Com o tema “Como cuidar de pessoas com doenças renais na Atenção Primária à Saúde?”, o simpósio, uma iniciativa para lembrar o Dia Mundial do Rim, 11 de março, vai discutir questões relativas a atores, papéis e estratégias no cuidado de pessoas com Doença Renal Crônica (DRC). Promovido pelo Centro de Ciências Médicas (CCM) da Universidade, o evento é aberto ao público externo e destinado a estudantes e profissionais da saúde, principalmente os que atuam na Atenção Primária à Saúde (APS). Os inscritos terão direito a um certificado de participação de 20h.

O objetivo do evento, segundo o professor de Nefrologia do Departamento de Medicina Interna da UFPB Pablo Rodrigues, é capacitar os profissionais, principalmente médicos da atenção primária, para que eles possam identificar a doença durante o atendimento dos pacientes. “É uma doença silenciosa e esse diagnóstico tardio impede que a gente possa retardar a progressão da doença. Então é muito importante rastrear, na atenção primária, os pacientes de risco, como hipertensos e diabéticos, que são os mais vulneráveis”, explicou o médico.

Ainda de acordo com Rodrigues, a estimativa é de que um a cada 10 brasileiros tenha alguma disfunção renal que caracterize uma DRC. O número de pacientes com DRC tem aumentado de forma expressiva no Brasil, configurando um problema de saúde pública, já que muitas pessoas que perdem a função renal passam a realizar diálise, um procedimento de alto custo para os cofres públicos. De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Nefrologia, em 2018 eram aproximadamente 133 mil pacientes em diálise no país, número que era de cerca de 42 mil no ano 2000.

A programação completa do simpósio está disponível no SigEventos. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail pablorcalves@gmail.com .

Reportagem: Aline Lins
Foto: Angélica Gouveia