Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB promove vacinação contra sarampo em Areia nesta sexta (29)
conteúdo

Notícias

UFPB promove vacinação contra sarampo em Areia nesta sexta (29)

Vacina é destinada a adultos de 20 a 29 anos
publicado: 28/11/2019 18h47, última modificação: 28/11/2019 18h49
Serviço será prestado das 8 às 12h. Crédito: R7.com/Reprodução

Serviço será prestado das 8 às 12h. Crédito: R7.com/Reprodução

Frente ao cenário epidemiológico do Sarampo em todo o país, o Centro de Atendimento Médico, Odontológico e Psicossocial da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em Areia, promoverá, nesta sexta (29), campanha de vacinação, das 8 às 12h.

Toda comunidade acadêmica com faixa etária entre 20 e 29 anos e esquema vacinal incompleto deverá procurar o centro para atualização, portando os cartões do SUS e de vacina.

Pessoas que não têm mais o cartão de vacina também receberão a dose, já que não há forma de comprovar se está imune à doença. As que têm as duas doses da vacina tríplice viral não têm necessidade de tomar, porque já estão prevenidas.

A ação ocorrerá devido à segunda etapa da campanha nacional de vacinação contra o sarampo, realizada esta semana pelo Ministério da Saúde. Para atender à intensificação vacinal, o Ministério da Saúde enviou aos estados 11,2 mil de doses da vacina tríplice viral.

Os municípios contam ainda com os estoques de vacina já existentes desde a primeira fase da ação, que ocorreu em setembro deste ano. Nove milhões de jovens de 20 a 29 anos devem se vacinar em todo o Brasil

A vacina é a única forma de prevenção contra o sarampo, doença viral grave, principalmente em crianças menores de cinco anos, desnutridas e imunodeprimidas. A transmissão do vírus ocorre a partir de gotículas de pessoas doentes ao espirrar, tossir, falar ou respirar próximo de pessoas sem imunidade contra o vírus.

Ressalta-se que esta campanha de vacinação é seletiva, ou seja, só precisa se imunizar quem está com o esquema vacinal da tríplice viral (que protege do vírus do sarampo, caxumba e rubéola) incompleto.

O objetivo da campanha, além de combater o vírus, é rastrear o cartão de vacina dessas pessoas com idade entre 20 e 29 anos, uma vez que estão entre os mais acometidos e com maior incidência da doença nos surtos registrados neste ano.

Ascom/UFPB