Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB promove Valida Day 2022 e trabalhos podem ser submetidos até 10 de outubro

UFPB promove Valida Day 2022 e trabalhos podem ser submetidos até 10 de outubro

publicado: 06/10/2022 18h10, última modificação: 07/10/2022 15h24
Evento que busca o desenvolvimento de tecnologias e recursos educacionais e de aprendizagem acontecerá de 19 a 21 de outubro

Foto: Divulgação

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) realiza, no período de 19 a 21 de outubro, o Valida Day 2022. Nesta edição, o Valida Day se propõe a trabalhar o tema central da 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que este ano terá como tema: “Bicentenário da Independência: 200 anos de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil”. O evento acontecerá no Centro Educacional Cenecista Professor Felipe Tiago Gomes (CNEC), em João Pessoa.

A proposta intitulada Valida Day é uma iniciativa de professores e pesquisadores da UFPB, em parceria com as universidades privadas de João Pessoa. O objetivo do projeto é divulgar e discutir sobre as produções de artefatos, objetos, plataformas ou repositórios dos chamados Objetos de Aprendizagem, Recursos Educacionais Abertos ou simplesmente Tecnologias Educacionais. O evento busca viabilizar o encontro de estudantes, professores e pesquisadores que desenvolvem ou produzem tecnologias educacionais, objetos de aprendizagem ou recursos educacionais abertos como instrumento de fortalecimento da educação formal, informal e não formal, numa perspectiva de popularização da ciência, tecnologia e inovação.

A proposta nasceu da percepção do crescimento da produção destes produtos e serviços como facilitadores dos processos de ensino e aprendizagem nos últimos dois anos, resultantes do isolamento social e do ensino remoto impostos pela Pandemia do Covid-19 e, mais recentemente, da condição de Ensino Híbrido, acolhida em todo o território nacional como consequência e alternativa ao novo modo de vida pós-pandemia.

No contexto da expansão da tecnologia digital o desenvolvimento de artefatos e mídias digitais é uma realidade em inúmeros programas de graduação no Brasil, tanto quanto em algumas escolas tecnológicas ou de ensino médio. A preocupação em compreender, dar suporte e facilitar a condição de ensino e aprendizagem dentro do contexto da pandemia tornou-se um desafio instigante com acentuado crescimento nos últimos dois anos.

No entanto, é comum que em detrimento do crescimento e da evolução dos processos de produção em inúmeros programas de formação, muitos dos artefatos não saem das prateleiras dos repositórios pessoais de estudantes e professores envolvidos, quando muito são apresentados como processos de produção de eventos mas sem a visibilidade que merecem, inclusive para o mercado de inovação.

A proposta do Valida Day, em sua primeira edição em 2021, foi dar visibilidade a estas produções provocando discussões sobre suas validações, registros de propriedade intelectual e negociação com o mercado. Este ano o evento vai contar com oficinas, palestras, minicursos e apresentações de trabalhos técnico-científicos, além de campeonatos de jogos de tabuleiro e apresentações culturais.

As inscrições e submissões de trabalhos do Valida Day 2022 são gratuitas e devem ser realizadas por meio do link no Google Forms: https://forms.gle/39GbVLRQXJBe1GSp8. O envio de qualquer trabalho implica automaticamente a cessão dos direitos autorais ao Valida Day 2022 em conformidade com a Chamada CNPq./MCTI/FNDCT nº 05/2022 – Projeto Valida Day 2022.

Serão aceitos resumos de trabalhos práticos, experimentos e desenvolvimento de protótipos ou artefatos, técnicos e/ou científicos, inscritos e enviados pelo link do Google Forms do Valida Day 2022 até o dia 10 de outubro. As apresentações virtuais e/ou presenciais ocorrerão entre os dias 13 e 14 de dezembro de 2022.

As apresentações dos trabalhos produzidos por professores, estudantes e pais da Rede CNEC ocorrerão entre os dias 19 e 21 de outubro nas instalações do CNEC – Mangabeira.

Para esta Chamada de Trabalhos considera-se “Objetos de Aprendizagem” ou “Recursos Educacionais Abertos” aqueles desenvolvidos no formato de: Brinquedos Educativos, Softwares Educativos, Infográficos, Publicações Digitais, Catálogos Digitais, Vídeos Educativos (nas categorias de Documentários, Ficcionais ou Tutoriais), Interprogramas de TV, Podcasts, Games Analógicos ou Digitais, Quizzes, Desenhos, Quadrinhos, dentre outras mídias, quaisquer que sejam os públicos-alvo ou os seus usos educativos.

Podem ser submetidos resumos expandidos de Trabalhos Acadêmicos oriundos de Disciplinas Cursadas, Disciplinas Ministradas, Relatórios de Programas de Iniciação Científica ou de Iniciação à Docência, Trabalhos de Conclusão de Curso-TCC, Dissertações de Mestrado, Teses de Doutorado, ou, ainda, Pesquisas Livres de Desenvolvimento (não acadêmicas) de Artefatos Maker ou Prototipagem Analógica ou Digital.

Mais informações sobre o Valida Day 2022 podem ser obtidas junto à Comissão Organizadora do projeto, pelo e-mail: evento.validaday@gmail.com e por meio das Redes Sociais no Facebook e Instagram como VALIDA DAY!

Ascom/UFPB com informações do VALIDA DAY
Foto: Divulgação