Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB prorroga inscrição de projetos para iniciação científica
conteúdo

Notícias

UFPB prorroga inscrição de projetos para iniciação científica

Propostas externas devem ser submetidas até segunda (27) e internas até 4 de maio
publicado: 22/04/2020 17h54, última modificação: 22/04/2020 18h01
Alunos devem demonstrar interesse em colaborar nos estudos no período de 20 a 24 de julho, pelo Sigaa da UFPB. Foto: Angélica Gouveia

Alunos devem demonstrar interesse em colaborar nos estudos no período de 20 a 24 de julho, pelo Sigaa da UFPB. Foto: Angélica Gouveia

A Pró-Reitoria de Pesquisa (Propesq) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) prorrogou as submissões de projetos para três editais referentes ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) 2020/2021. Estudantes do Ensino Médio, da Escola Técnica de Saúde e do Ensino Superior da UFPB poderão participar das pesquisas como bolsistas ou voluntários. 

As inscrições devem ser feitas exclusivamente através do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa) da UFPB. O prazo é até segunda-feira (27) para projetos externos e seguem até o dia 4 de maio para pesquisas internas. Apenas podem submeter propostas docentes em exercício de funções na UFPB, integrantes do Programa de Professor Voluntário ou professores visitantes. 

As pesquisas científicas terão de ser realizadas de agosto deste ano a julho de 2021. Para participar dos projetos, é necessário ser estudante do Ensino Médio regularmente matriculado em curso deste nível na UFPB ou em escolas públicas cadastradas. Alunos da Escola Técnica em Saúde e do Ensino Superior da UFPB também precisam estar regulamente matriculados.  A demonstração de interesse em colaborar nos estudos deverá ocorrer no período de 20 a 24 de julho, pelo Sigaa da UFPB.

A quantidade e os valores das bolsas serão determinados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). “Vai depender do orçamento, tanto do nosso como do próprio CNPq”, explica o pró-reitor de pesquisa, professor Isac Medeiros. Segundo ele, no ano passado, foram ofertadas 1.118 cotas, sendo 528 do CNPq e 580 da UFPB, totalizando 1.108 para o Pibic do Ensino Superior. 

Além disso, foram disponibilizadas dez cotas para a Escola Técnica de Saúde, pagas com recursos próprios; e 100 para alunos do Ensino Médio. Ao todo, foram aprovados, em 2019, mais de mil projetos de pesquisa, correspondendo a aproximadamente 1,8 mil planos de trabalho.  

O professor Isac Medeiros destaca que o programa eleva o nível dos estudantes e é um incentivo para cursar a pós-graduação. “A iniciação científica é o despertar da vocação acadêmico-científica do aluno. É onde ele começa a ter contato com grupos de pesquisa. Cerca de 75% dos alunos que terminam o Pibic migram para os programas de pós-graduação da UFPB”, informa o professor. A previsão para divulgação do resultado final é 31 de julho, na página da Propesq. 

Ascom/UFPB