Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB prorroga inscrições de processo seletivo para transferência voluntária, ingresso de graduados e reopção interna

publicado: 13/06/2022 17h09, última modificação: 13/06/2022 17h09
Inscrições vão de 16 a 21 de junho

Foto: Angélica Gouveia

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por meio da Pró-Reitoria de Graduação (PRG), prorrogou para esta quinta-feira, dia 16 de junho, o início do prazo de inscrições dos processos seletivos para Transferência Voluntária (PSTV), com 420 vagas, Ingresso de Graduados (PSIG), com 371 vagas, e para Reopção de Cursos de Graduação (PSRC), com 494 vagas. Com isso, fica prorrogado até o dia 21 o término do prazo para as inscrições.

Também houve alteração no prazo para impugnação do edital, que segue até esta terça-feira (14), com resultado previsto para ser divulgado na quarta-feira, dia 15. A solicitação da isenção da taxa de inscrição pode ser feita nos dias 16 e 17 de junho.

Os editais, que foram publicados na última terça-feira (7), são referentes à modalidade de ensino presencial para ingresso no período letivo de 2022.1.

As inscrições de todos os três editais serão realizadas, exclusivamente, pelo Sistema Integrado de Gestão das Atividades Acadêmicas (Sigaa). O resultado final de cada edital será divulgado no dia 29 de julho de 2022.

Nas seleções, não haverá prova para os candidatos aos cursos ofertados, exceto para os cursos de Música (Bacharelado e Licenciatura). Os candidatos aos cursos de Licenciatura em Música e de Bacharelado em Música deverão realizar a prova prática de conhecimento específico no dia 6 de julho de 2022.

Mais detalhes sobre os processos seletivos estão disponíveis nas íntegras de cada edital: PSTVPSIG e PSRC.

PSTV

No Processo Seletivo de Transferência Voluntária (PSTV), poderão participar estudantes que estiverem regularmente vinculados a curso de graduação presencial de outra instituição de Ensino Superior Brasileira, pública ou privada, reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).

O pagamento da taxa de inscrição, de R$ 85,93, deve ser efetuado até o dia 20 de junho de 2022, em qualquer agência do Banco do Brasil. Para participar do PSTV, o candidato precisa ter integralizado um mínimo de 25% e um máximo de 50% da carga horária total do curso ao qual o discente se encontra vinculado.

Também é requerida a realização de, pelo menos, uma edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos últimos três anos (2019, 2020, 2021) e informar, dentre estes, o número de inscrição no Enem, que será utilizado no momento da inscrição.

PSIG

O Processo Seletivo para Ingresso de Graduados – PSIG é direcionado para graduados oriundos de qualquer instituição de ensino superior, desde que também seja devidamente reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).

Os requisitos para inscrição incluem possuir Diploma de Graduação de Instituição de Ensino Superior e apresentar Histórico Acadêmico com Coeficiente de Rendimento Acadêmico (CRA) igual ou superior a 7,0.

Para se inscrever, o candidato deverá pagar, até o dia 20 de junho de 2022, em qualquer agência do Banco do Brasil, a taxa da Guia de Recolhimento da União (GRU) no valor de R$ 51,56, gerada exclusivamente pelo sistema de inscrição.

Em casos de pleito de isenção da taxa de inscrição para PSTV e PSIG, no formulário de inscrição, o candidato deve marcar a opção “Sou isento(a) do pagamento da taxa de inscrição”, no período de 13 e 14 de junho de 2022, e inserir os documentos comprobatórios exigidos. O resultado das solicitações de isenção será publicado até o dia 15 de junho de 2022.

PSRC

Já o Processo Seletivo de Reopção de Cursos - PSRC é destinado a selecionar estudantes regulares para mudar do curso a que está vinculado para outro curso de graduação na UFPB. A reopção de curso só poderá ser concedida uma única vez e só poderá ser realizada entre cursos da mesma área de conhecimento do curso de origem do candidato.

Não há taxa de inscrição. Para participar, os alunos devem possuir vínculo ativo na UFPB e matrícula regular no curso de origem com carga horária integralizada de, no mínimo, 12% e, no máximo, 50% da estrutura curricular. Os candidatos também precisam possuir CRA igual ou superior a 5,0.

Em relação à classificação, os processos seletivos para Ingresso de Graduados e Reopção de Cursos irão atribuir aos candidatos uma nota final composta pelo CRA (ou seu equivalente). No processo para Transferência Voluntária, serão utilizados como critérios a nota do Enem e o CRA. A nota final será a média aritmética das notas obtidas pelo candidato.

Nos três editais, para os casos dos candidatos aos cursos de Música, a nota final será a média aritmética entre o CRA e a nota final obtida na prova prática de conhecimento específico.

Reportagem: Aline Lins
Foto: Angélica Gouveia