Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB prorroga prazo para submissão de projetos de iniciação científica
conteúdo

Notícias

UFPB prorroga prazo para submissão de projetos de iniciação científica

publicado: 27/05/2021 18h08, última modificação: 27/05/2021 18h16
Objetivo dos programas é desenvolver pensamento científico e iniciação à pesquisa de estudantes de graduação

Foto: Angélica Gouveia

Pró-Reitoria de Pesquisa (Propesq) da UFPB prorrogou até 07 de junho o prazo para submissão de projetos de iniciação científica dos Programas Institucionais de Bolsas de Iniciação Científica, com vigência de setembro de 2021 a agosto de 2022. Anteriormente, o prazo iria até 31 de maio.

A inscrição para participar da seleção deve ser feita pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa).

Para concorrer ao edital, o proponente deve ser docente com titulação de Doutor e estar em exercício de suas funções na UFPB, com cadastro ativo no Sigaa e Sigrh; ou ser docente com titulação de Doutor, integrante do Programa de Professor Voluntário (Res. 22/1998-CONSEPE/UFPB); ou ser Professor Visitante com Título de Doutor (Res. 24/2014- CONSEPE/UFPB), com vigência compatível com o período de duração do projeto e com cadastro ativo no Sigaa e Sigrh; ou, ainda, estar desenvolvendo seu Pós-doutorado na UFPB, dentro do PNPD, financiado por agência de fomento, desde que a vigência do seu projeto seja compatível com o período vigência de bolsa para o aluno.

O proponente poderá submeter até dois projetos, totalizando cinco planos de trabalho. Cada projeto deverá ter, pelo menos, um plano de trabalho vinculado. O mesmo plano de trabalho não pode estar vinculado a mais de um projeto.

O certame compreende duas etapas: inscrição de Projetos de Pesquisa e Planos de Trabalho; e cadastro de dados para cálculo do Índice de Produtividade Intelectual.

Propesq terá uma reserva de 10 cotas de bolsas fomentadas com recursos da UFPB para atender aos projetos/planos de trabalhos aprovados, que contribuam para o desenvolvimento de estudos prioritários da respectiva Pró-Reitoria.

A quantidade de cotas e o valor da bolsa são determinados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq (cota institucional) e pela UFPB (orçamento próprio). A bolsa tem periodicidade mensal, sendo o pagamento condicionado à disponibilidade orçamentária do CNPq e da UFPB.

O resultado final com lista dos docentes e quantidade de cotas será divulgada no dia 31 de agosto, no site da Propesq.  

Os bolsistas deverão ser indicados no período de 01 a 08 de setembro de 2021. Já a indicação de voluntários deverá acontecer de 01 a 15 de setembro de 2021. 

Mais informações podem ser obtidas no edital.

Sobre os Programas

Os Programas Institucionais de Bolsas de Iniciação Científica do CNPq e da UFPB (PIBIC/CNPq/UFPB) objetivam o desenvolvimento do pensamento científico e iniciação à pesquisa de estudantes de graduação do ensino superior e se destinam à concessão de cotas, com percepção de bolsa.

São eles

PIBIC/CNPq/UFPB: modalidade geral visando à Iniciação Científica nas diversas áreas do conhecimento.

PIBIC/AF/CNPq: modalidade destinada aos discentes que necessitam de políticas de ações afirmativas, visando à Iniciação Científica nas diversas áreas do conhecimento.

PIBITI/CNPq/UFPB: tem por objetivo estimular os estudantes de graduação nas atividades, metodologias, conhecimentos e práticas próprias ao desenvolvimento tecnológico e processos de inovação.

Dentro do PIBIC, ainda há o Programa Institucional de Voluntários de Iniciação Científica da UFPB (PIVIC/PIVITI/UFPB), que se destina à concessão de cotas, sem percepção de bolsa para o estudante.

Os discentes participantes deste programa são voluntários e têm os mesmos deveres e direitos dos discentes bolsistas, exceto a recepção do valor pecuniário referente à bolsa e a vedação a vínculo empregatício concomitante.

Dentre os compromissos dos discentes bolsistas e voluntários, estão a obrigação de submissão do relatório parcial/final e a apresentação de trabalho por ocasião do Encontro de Iniciação Científica da UFPB (ENIC).

* * *
Reportagem: Débora Freire
Edição: Aline Lins
Foto: Angélica Gouveia