Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB providencia auxílio para retorno de intercambistas ao Brasil
conteúdo

Notícias

UFPB providencia auxílio para retorno de intercambistas ao Brasil

Ajuda deve ser solicitada através de formulário on-line até esta segunda (18)
publicado: 18/05/2020 15h01, última modificação: 18/05/2020 15h01
Programa de apoio da UFPB identificou 35 pesquisadores no exterior. Foto: Angélica Gouveia

Programa de apoio da UFPB identificou 35 pesquisadores no exterior. Foto: Angélica Gouveia

A Agência de Cooperação Internacional da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) disponibiliza formulário da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) para subsidiar auxílio de retorno ao Brasil de docentes, técnicos-administrativo e discentes que se encontram no exterior com dificuldades de retorno ao país.

Interessados devem preencher e enviar solicitação de ajuda até as 23h59 desta segunda-feira (18). Os dados coletados serão repassados à Coordenação Geral de Assuntos Internacionais da Secretaria de Ensino Superior do Ministério da Educação (MEC). A partir deles, o objetivo é intervir em favor da comunidade acadêmica que se encontra no exterior. 

De acordo com a diretora de divulgação da agência da UFPB, professora Amanda Galvíncio, a iniciativa busca diminuir as dificuldades de intercambistas. “Geralmente, eles se encontram longe de suas casas, de suas famílias e de seus países de origem. A ação fortalece os laços de responsabilidade, solidariedade e humanização com a mobilidade acadêmica internacional”.

Para a diretora, neste momento, é necessário haver “uma resposta urgente a fim de dirimir o abismo das relações interpessoais”. A universidade tem disponibilizado aos intercambistas, que retornaram ao Brasil e aos estrangeiros que permanecem no país, medidas de segurança sanitária adotas pelas autoridades brasileiras e pela Organização Mundial de Saúde (OMS). 

Segundo Amanda Galvíncio, a agência da UFPB já mapeou e obteve informações de que 35 pesquisadores da instituição permanecem no exterior.  A iniciativa também faz parte do Programa de Apoio aos Intercambistas da UFPB, lançado pela agência neste período da pandemia de Covid-19.

* * *
Reportagem: Jonas Lucas Vieira | Edição: Pedro Paz
Ascom/UFPB