Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB publica catálogo de produtos arquitetônicos para promoção de acessibilidade

publicado: 12/03/2021 15h30, última modificação: 12/03/2021 15h32
Material está disponível gratuitamente para download

Foto: Divulgação

A Editora UFPB publicou a 4º edição do catálogo “Produtos arquitetônicos para promoção de acessibilidade espacial – ano 2020”. A obra, disponível gratuitamente para download, foi produzida pelo Laboratório de Acessibilidade (LACESSE) do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), no Campus I, em João Pessoa.

O catálogo mostra produtos arquitetônicos voltados à promoção de acessibilidade espacial. “Esperamos que seja bastante utilizado por projetistas, professores e estudantes, que estejam interessados em promover ambientes acessíveis para todos”, explicou a Profa. Angelina Dias, coordenadora do LACESSE.

O e-book lista os diferentes materiais disponíveis no mercado, levantados a partir de sites e catálogos de empresas. No material são listadas categorias com bebedouros, barras de apoio, elevadores, sinalização de pavimento e sistema de rampas.

“A sinalização deve ser autoexplicativa, perceptível e legível para todos, inclusive às pessoas com deficiência”, destacou a Profa. Angelina.

Desde 2018 essa publicação é anual, realizada pelo Laboratório de Acessibilidade (LACESSE) para o Grupo de Trabalho de Acessibilidade Arquitetônica (GTAA), do Comitê de Inclusão e Acessibilidade (CIA).

É possível acompanhar todas as atividades do grupo através do perfil no Instagram (@lacesse.ufpb).

“Estamos sempre postando informações sobre acessibilidade, com o intuito de propagar o conhecimento de forma mais didática e acessível para todos”, pontuou a professora.

Também fizeram parte do e-book, Bruna Ramalho (Coordenadora do GTAA e representante do LACESSE no CIA), Marcelo Andrade (também integrante do LACESSE/GTAA), e as discentes Yasmin Silva e Carolina dos Santos, respectivamente, bolsista CIA/GTAA e voluntária do projeto.

Reportagem: Carlos Germano
Edição: Aline Lins