Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB publica edital com procedimentos para cadastramento dos candidatos selecionados pelo SiSU 1ª Edição 2023
conteúdo

Notícias

UFPB publica edital com procedimentos para cadastramento dos candidatos selecionados pelo SiSU 1ª Edição 2023

publicado: 14/02/2023 09h38, última modificação: 14/02/2023 12h21
Cadastramento online será realizado no período de 02 a 06 de março

 

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) publicou, na tarde desta segunda-feira (13), o edital da Chamada Regular do Sistema de Seleção Unificada – SiSU 1ª EDIÇÃO/2023, com os procedimentos para cadastramento obrigatório dos candidatos selecionados para o preenchimento das 7.825 vagas disponibilizadas pela instituição, em 124 cursos, referente ao ingresso para os períodos letivos 2023.1 e 2023.2. O cadastramento acontecerá no período de 02 a 06 de março.

A seleção e a classificação dos candidatos às vagas da chamada regular, disponibilizadas pela UFPB, por meio do SiSU 1º/2023, são realizadas pelo SiSU/MEC, cabendo à UFPB realizar apenas o cadastramento obrigatório dos candidatos, conforme documentação exigida no edital.

Conforme o edital, o cadastramento online será realizado nos dias 02 de março, a partir das 8h, até as 16h do dia 06 de março (quinta, sexta, sábado, domingo e segunda). Esse cadastramento será realizado por meio eletrônico, pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas – SIGAA-UFPB, para todos os cursos participantes do SiSU 1º/2023, conforme calendário constante no edital (tabela no Anexo XV). O candidato deverá verificar o dia e horário para realizar o cadastramento dos documentos, de acordo com o curso escolhido.

O candidato selecionado na chamada regular do SiSU, conforme disposto pelas normas estabelecidas pelo INEP, receberá o código de acesso ao sistema pelo e-mail cadastrado no ato da inscrição para participação do SiSU 1º/2023, realizada no portal SiSU (www.sisu.mec.gov.br).

Com esse código de acesso ao sistema, o candidato deverá acessar o endereço eletrônico https://sigaa.ufpb.br/public/submissao, para preencher formulário e anexar documentação comprobatória específica para sua modalidade de vaga. Todas as regras para o cadastramento estão elencadas no edital, assim como os procedimentos para envio da documentação. O resultado da análise documental será disponibilizado até 06 de março de 2023.

O período de retificação da documentação apresentada ocorrerá nos dias 07 e 08 de março. A retificação só poderá ser feita uma única vez. O candidato deverá acompanhar resultado da retificação do cadastramento pelo sistema SIGAA (https://sigaa.ufpb.br/public/submissao). O resultado conclusivo será disponibilizado até 10 de março de 2023.

O candidato classificado dentro do limite de vagas oferecidas pela UFPB para cada curso de graduação que não realizar o cadastramento obrigatório, nas condições e prazos estabelecidos por este Edital, perderá o direito à vaga.

É de responsabilidade exclusiva do candidato fazer seu cadastro online e acompanhar eventuais alterações referentes ao processo seletivo do SiSU 1º/2023, por meio dos endereços eletrônicos: http://www.mec.gov.br/, do Portal do Ministério da Educação; http://sisu.mec.gov.br/, do Portal SiSU; e no endereço eletrônico da PRG/UFPB http://www.prg.ufpb.br/.

Lista de espera

No término da chamada regular, as vagas referentes ao Processo Seletivo SiSU 1º/2023, eventualmente não ocupadas, e/ou oriundas de desistências, e/ou cancelamentos, serão preenchidas mediante Chamada de Lista de Espera, utilizando-se da lista de candidatos inscritos e disponibilizada pelo SiSU/MEC.

Para participar da lista de espera, o candidato deverá manifestar seu interesse em apenas um dos cursos para o qual optou concorrer em sua inscrição, por meio da página do SiSU/MEC, no endereço eletrônico http://sisu.mec.gov.br, no período de 28 de fevereiro a 08 de março de 2023. Será divulgado resultado individual dos candidatos classificados que manifestaram seu interesse por meio da página do SiSU/MEC, no endereço eletrônico http://sisu.mec.gov.br.

 

Política afirmativa

Conforme o edital, os candidatos deverão optar pela política afirmativa decorrente de reserva de vagas definida pela Lei nº 12.711/2012 ou pela Bonificação de Inclusão Regional aprovada pela Resolução nº 43/2021, alterada pela Resolução nº 47/2022, do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe/UFPB). Não será permitida aplicação das duas políticas afirmativas de forma cumulativa, em atendimento aos termos da Portaria Normativa SESU/MEC nº 21/2012 que rege o certame. Ou seja, ao se inscrever no processo seletivo do SiSU, o estudante deverá optar por concorrer às vagas reservadas em decorrência do disposto na Lei nº 12.711, de 2012, ou às vagas destinadas às demais políticas de ações afirmativas eventualmente adotadas pela instituição no Termo de Adesão, ou às vagas destinadas à ampla concorrência.

As dúvidas quanto à seleção e a classificação do candidato deverão ser encaminhadas para o Portal do SiSU, por meio do endereço eletrônico https://sisu.mec.gov.br/#/#contato ou pelo telefone 0800-616161.

 

***
Reportagem: Aline Lins
Foto: Angélica Gouveia