Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB publica edital de processo seletivo para cursos de Bacharelado e Licenciatura em Música

publicado: 27/04/2022 11h15, última modificação: 27/04/2022 11h15
São ofertadas 80 vagas para ingresso no ano letivo 2022

Foto: Angélica Gouveia

Com o apoio da Reitoria, a Pró-reitoria de Graduação (PRG) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) publicou, nesta segunda-feira (25), o edital nº 10/2022 do Processo Seletivo de Conhecimento Específico (PSCE 2022) para inscrição e seleção de alunos para os cursos de graduação de bacharelado e de licenciatura em música. São ofertadas 40 vagas para o Bacharelado em Música e 40 vagas para a Licenciatura em Música.

Trata-se de etapa obrigatória para o ingresso nos cursos de música da UFPB. Podem se inscrever candidatos que tenham concluído o ensino médio e se submetido ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em pelo menos uma das últimas três edições (2019, 2020 e 2021). O processo de seleção será composto de uma prova teórica e prática de Conhecimento Específico e da nota do Enem do candidato.

As inscrições serão realizadas entre os dias 02 e 13 de maio exclusivamente pela internet, por meio do Sistema Integrado de Gestão das Atividades Acadêmicas. O valor da taxa de inscrição é de R$85,93. Após a submissão do formulário de inscrição no sistema, o interessado deverá acessar a área do candidato, imprimir a Guia de Recolhimento da União, e realizar o pagamento até o dia 16 de maio, em qualquer agência do Banco do Brasil.

Os candidatos com Isenção da GRU devem marcar a opção isenção no formulário de inscrição e anexar o documento comprobatório no período de 02 a 06 de maio de 2022. Estão isentos da taxa de inscrição o estudante que concluiu o ensino médio em escola de rede pública, candidatos que comprovarem hipossuficiência de recursos financeiros para pagamento da taxa, com inscrição no CadÚnico; e os doadores de medula óssea em entidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde. O resultado das solicitações de isenção será publicado no endereço eletrônico www.prg.ufpb.br, até o dia 11 de maio.

Haverá reserva de vagas para candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas; candidatos com deficiência, e candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado o ensino médio integralmente em escola pública.

O candidato ao curso de Bacharelado em Música deverá optar por uma das duas áreas: Práticas Interpretativas ou Composição Musical. Ao optar pela área de práticas interpretativas do bacharelado em música, o candidato poderá escolher uma das seguintes opções: canto, clarinete, contrabaixo, eufônio, fagote, flauta transversa, harpa, oboé, percussão, piano, saxofone, trombone, trompa, trompete, tuba, viola, violão, violino, violoncelo, regência coral, regência de banda, e regência orquestral.

Já os candidatos que optarem pelo curso de Licenciatura em Música deverão escolher entre as opções de: acordeom, baixo elétrico, bandolim, bateria, canto, canto popular, cavaquinho, clarinete, contrabaixo, eufônio, fagote, flauta transversa, guitarra elétrica, harpa, oboé, percussão, percussão (perfil popular), piano, saxofone, saxofone (perfil popular), trombone, trompa, trompete, tuba, viola, violão, violão (perfil popular), violão sete cordas, violino e violoncelo.

O calendário de aplicação de provas inclui um Exame de Fundamentos de Teoria e Percepção Musical, previsto para o dia 08 de junho; o envio de vídeos para o Exame de Performance Instrumental, Vocal ou de Regência, a ser realizado no dia 13 de junho pelos candidatos ao bacharelado em práticas Interpretativas ou ao curso de Licenciatura em Música; e envio online do Portfólio Individual para a Habilitação em Composição Musical, também até o dia 13 de junho.

Os candidatos dos instrumentos piano, percussão, harpa e bateria poderão solicitar à UFPB a disponibilidade dos instrumentos para a realização do exame, em local, dia e horário a serem previamente agendados. Os programas das provas estão disponíveis no Anexo II e III do edital nº 10/2022.

Informações sobre os cursos e sobre os atos de seus reconhecimentos, qualificação do corpo docente e recursos materiais encontram-se disponíveis na Pró-Reitoria de Graduação, na Coordenação de cada curso e no endereço eletrônico www.prg.ufpb.br.

A divulgação do Resultado Preliminar do Processo Seletivo de Conhecimento Específico 2022- Bacharelado em Música e Licenciatura em Música está prevista para 21 de junho. Para dúvidas, exclusivamente relacionadas à inscrição e ao cadastramento de que trata o edital nº 10/2022, os candidatos poderão entrar em contato através do correio eletrônico selecaomusicapsce@gmail.com.

Reportagem: Elidiane Poquiviqui
Edição: Aline Lins